A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO

Autores

  • Luiz Fernando Pires Nicolau UEG-PPGE-INNHUMAS
  • Renata Ramos da Silva Carvalho Universidade Estadual de Goiás – PPGE – Inhumas
  • Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto
  • Carla Conti de Freitas

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estado, Capitalismo, Neoliberalismo, Agronegócio

Resumo

O presente artigo fomenta a discussão acerca da influência das políticas e práticas neoliberais na educação campesina brasileira. Alicerçado em uma análise bibliográfica, o estudo estabelece um recorte histórico das políticas educacionais direcionadas a população rural, recorrendo às obras de Osório (2019), Gentilli, Sader (1999) para compreender o papel do Estado e a sua contribuição no processo que resultou na tomada do espaço rural pelos interesses capitalistas, refletindo nos modelos de educação direcionados a população campesina em cada período da nossa história. 

Biografia do Autor

Renata Ramos da Silva Carvalho, Universidade Estadual de Goiás – PPGE – Inhumas

Professora Doutora,  atuando no Programa de Pós Graduação em Educação da UEG, Inhumas - Goiás.

Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto

Professora Doutora,  atuando no Programa de Pós Graduação em Educação da UEG, Inhumas - Goiás.

Carla Conti de Freitas

Professora Doutora,  atuando no Programa de Pós Graduação em Educação da UEG, Inhumas - Goiás.

Arquivos adicionais

Publicado

18.10.2023

Edição

Seção

Temas transversais no Cerrado (Interdisciplinar)