PSICOPEDAGOGO E ALGUNS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Wellington Jhonner Divino Barbosa da Silva Universidade Federal de Goiás - Regional Catação
  • Eliane Braz da Silva Gefopi - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade
  • Paula Fernandes de Assis Crivello Neves https://orcid.org/0000-0002-8961-2585

Resumo

O campo de atuação do psicopedagogo institucional tem se ampliado significativamente, no contexto atual, no entanto, é na escola que se consolida, historicamente, sua atividade, ao considerar que esse profissional possui como objeto de investigação o processo de ensino/aprendizagem dos alunos e alguns de seus transtornos aprendizagem. Sendo assim, este texto teve como objetivo apresentar discussões acerca da atuação do psicopedagogo no cenário educacional, bem como evidenciar alguns transtornos específicos de aprendizagem, percebidas por ele no lócus escolares. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica, concentrando-se em estudiosos da área da psicopedagogia, tais como Masini (2006), Bossa (1994; 2000; 2002), Gonçalves (2012), entre outros. Com efeito, percebeu-se que a função do psicopedagogo é muito ampla, mas na escola, ele pode identificar problemas nos métodos de ensino, até mesmo no currículo, atuar em parceria com o pedagogo em sala de aula, propor atividades dinâmicas e lúdicas capazes de possibilitar aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem e fazer uso de procedimentos específicos da área em que atua.

 

Palavras-chave: Psicopedagogo. Atuação.  Escola. Distúrbios específicos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Eliane Braz da Silva, Gefopi - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEG – Universidade Estadual de Goiás, câmpus Luziânia. Pós-graduada em Psicopedagogia institucional. Participante do grupo Gefopi - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. E-mail: elianebraz10@gmail.com

Paula Fernandes de Assis Crivello Neves, https://orcid.org/0000-0002-8961-2585

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE - UnB), na linha de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGEDUC - UFG - Regional Catalão), na linha de pesquisa: práticas educativas, formação de professores e inclusão. Graduada em Pedagogia pela UFG - Goiânia. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades certificado pelo CNPq. Membro do projeto de extensão Reativar. Coordenadora pedagógica do Grupo NarrAtividade. Bolsista pelo CNPq durante a graduação (2012-2015), CAPES durante o mestrado (2016-2018) e CAPES durante o doutorado (2019-Atual). Foi professora substituta da Unidade Acadêmica Especial de Educação da UFG - Catalão (2018). Tem experiência na área da educação, com ênfase em estudos decoloniais, interculturalidade, ensino superior, inclusão, educação especial, transtorno do espectro autista. Endereço eletrônico: paulacrivelloneves@gmail.com

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

DIVINO BARBOSA DA SILVA, Wellington Jhonner; BRAZ DA SILVA, Eliane; DE ASSIS CRIVELLO NEVES, Paula Fernandes. PSICOPEDAGOGO E ALGUNS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 128–140, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/879. Acesso em: 23 abr. 2024.