PSICOPEDAGOGO E ALGUNS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
O campo de atuação do psicopedagogo institucional tem se ampliado significativamente, no contexto atual, no entanto, é na escola que se consolida, historicamente, sua atividade, ao considerar que esse profissional possui como objeto de investigação o processo de ensino/aprendizagem dos alunos e alguns de seus transtornos aprendizagem. Sendo assim, este texto teve como objetivo apresentar discussões acerca da atuação do psicopedagogo no cenário educacional, bem como evidenciar alguns transtornos específicos de aprendizagem, percebidas por ele no lócus escolares. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica, concentrando-se em estudiosos da área da psicopedagogia, tais como Masini (2006), Bossa (1994; 2000; 2002), Gonçalves (2012), entre outros. Com efeito, percebeu-se que a função do psicopedagogo é muito ampla, mas na escola, ele pode identificar problemas nos métodos de ensino, até mesmo no currículo, atuar em parceria com o pedagogo em sala de aula, propor atividades dinâmicas e lúdicas capazes de possibilitar aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem e fazer uso de procedimentos específicos da área em que atua.
Palavras-chave: Psicopedagogo. Atuação. Escola. Distúrbios específicos de aprendizagem.