EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM SALAS COMUNS DO ENSINO REGULAR
Resumo
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma sistematização dos princípios da educação especial inclusiva como reflexo na prática docente, considerando a formação inicial de professores no curso de pedagogia. Para isso, recorre-se aos relatos de professores regentes nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica e a análise do projeto de formação de professores. O lócus da pesquisa foi uma escola municipal, parte da zona rural do município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Para coleta dos dados foi realizada a entrevista semiestruturada, destinada às professoras regentes e análise documental de um projeto pedagógico do curso de pedagogia de uma universidade pública. As participantes foram quatro professoras com formação predominante em pedagogia. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a categorização das respostas seguida da análise do conteúdo. A discussão dos resultados pautou-se nos pressupostos teóricos histórico-cultural de Vygotsky (2011) bem como nos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Os resultados apresentam um conceito de educação especial inclusiva e de práticas pedagógicas inclusivas como uma utopia. É possível analisar que as práticas docentes, mesmo pautadas em princípios, legislações e resoluções, ainda não garantem que a proposta da educação inclusiva realmente inclua.
Palavras-chave: Formação Docente. Educação Especial Inclusiva. Prática Docente.