EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM SALAS COMUNS DO ENSINO REGULAR

Autores

  • Edna Leandro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luzia da Silva Santana Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS https://orcid.org/0000-0001-5151-3680

Resumo

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma sistematização dos princípios da educação especial inclusiva como reflexo na prática docente, considerando a formação inicial de professores no curso de pedagogia.  Para isso, recorre-se aos relatos de professores regentes nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica e a análise do projeto de formação de professores. O lócus da pesquisa foi uma escola municipal, parte da zona rural do município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.  Para coleta dos dados foi realizada a entrevista semiestruturada, destinada às professoras regentes e análise documental de um projeto pedagógico do curso de pedagogia de uma universidade pública. As participantes foram quatro professoras com formação predominante em pedagogia. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a categorização das respostas seguida da análise do conteúdo. A discussão dos resultados pautou-se nos pressupostos teóricos histórico-cultural de Vygotsky (2011) bem como nos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Os resultados apresentam um conceito de educação especial inclusiva e de práticas pedagógicas inclusivas como uma utopia. É possível analisar que as práticas docentes, mesmo pautadas em princípios, legislações e resoluções, ainda não garantem que a proposta da educação inclusiva realmente inclua.

 

Palavras-chave: Formação Docente. Educação Especial Inclusiva. Prática Docente.

 

Biografia do Autor

Edna Leandro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Futura/FAVENI (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017); Ensino Médio Regular (2012). 

Maria Luzia da Silva Santana, Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS), tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, dialoga com a Psicologia Sócio-Histórica-Cultural; Psicologia e Processos Educativos; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Psicologia e Educação do Campo; Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar; Psicologia, Inclusão e Diversidade em Contextos Socioeducativos; Neurociências, Psicologia e Educação; Tecnologias e Educação; Desenvolvimento de Produtos e Intervenção (Psico)Pedagógica.

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Publicado

13-03-2020

Como Citar

LEANDRO DA SILVA, Edna; SANTANA, Maria Luzia da Silva. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM SALAS COMUNS DO ENSINO REGULAR. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/819. Acesso em: 3 maio. 2024.