A CONCEPÇÃO DO LÚDICO SOB A ÓTICA DOS TEÓRICOS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3684Palavras-chave:
Educação Infantil, Ludicidade, Aprendizagem, Metodologias InovadorasResumo
O processo de ensino e aprendizagem nos últimos anos vem passando por mudanças significativas. Dentre tais mudanças tem-se a inserção da atividade lúdica já na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica. Esta é considerada uma etapa essencial para a formação da criança pois é neste contexto de sala de aula que ela fora do seu convívio familiar começa a ter as suas primeiras experiências. O presente trabalho surgiu a partir de inquietações oriundas nas leituras das obras de Comenius, Locke e Froebel bem como, de reflexões e provocações e tem como objetivo identificar as contribuições desses intelectuais para a Educação Infantil e a prática pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa. Considera-se que o uso da ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral da criança e que os professores precisam levar em consideração as experiências que as crianças têm, trazendo-as para a sala de aula.