A CONCEPÇÃO DO LÚDICO SOB A ÓTICA DOS TEÓRICOS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Damião Michael Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0001-6505-2133
  • Alessandra Universidade Tiradentes
  • Luiz Claudio Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ludicidade, Aprendizagem, Metodologias Inovadoras

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem nos últimos anos vem passando por mudanças significativas. Dentre tais mudanças tem-se a inserção da atividade lúdica já na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica. Esta é considerada uma etapa essencial para a formação da criança pois é neste contexto de sala de aula que ela fora do seu convívio familiar começa a ter as suas primeiras experiências. O presente trabalho surgiu a partir de inquietações oriundas nas leituras das obras de Comenius, Locke e Froebel bem como, de reflexões e provocações e tem como objetivo identificar as contribuições desses intelectuais para a Educação Infantil e a prática pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa. Considera-se que o uso da ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral da criança e que os professores precisam levar em consideração as experiências que as crianças têm, trazendo-as para a sala de aula.

Biografia do Autor

Damião Michael Rodrigues de Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA).

Alessandra, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS e Grupo de Estudos e pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade- GECES.

Luiz Claudio, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

RODRIGUES DE LIMA, Damião Michael; MONTEIRO ALVES, Alessandra Conceição; CORREIA DOS SANTOS, Luiz Claudio. A CONCEPÇÃO DO LÚDICO SOB A ÓTICA DOS TEÓRICOS EDUCACIONAIS E SUA RELAÇÃO COM A CONTEMPORANEIDADE. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 169–182, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3684. Acesso em: 28 abr. 2024.