JOGOS E BRINCADEIRAS NA VIVÊNCIA LUDICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Resumo
O espaço escolar têm superado muitos desafios em relação à educação infantil, onde muitas conquistas nessa faixa etária têm direcionado e estimulado os profissionais nas mais diversas etapas do desenvolvimento infantil. Os jogos e brincadeiras nessa perspectiva surgem como recursos essenciais para a promoção dessas crianças de forma positiva e prazerosa. Portanto, considerou a importância das reais contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem, foram relevantes estudos bibliográficos de autores renomado, referente à temática como Antunes (2003), Kishimoto (2003; 2010; 2011), Maluf (2003; 2008).
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos, 11 ed. São Paulo: Loyola, 2003.
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15, Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
DIAS, Aline. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Trabalho de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar, publicado na Revista Educação e Linguagem. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/2774a56f536917a99a29a6ec671de86.pdf. Acesso em: 26. Dez.2017.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
_______, M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
_______,M. O jogo e a educação infantil. São Paulo. Cengage Learning, 2011.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
_______, Angela Cristina Munhoz. Atividade Lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.