JOGOS E BRINCADEIRAS NA VIVÊNCIA LUDICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Marco Aurélio da SIlva Aurélio da Silva Faculdade do Baixo Parnaíba FAP
  • Aristéia Mariane Kayser

Resumo

O espaço escolar têm superado muitos desafios em relação à educação infantil, onde muitas conquistas nessa faixa etária têm direcionado e estimulado os profissionais nas mais diversas etapas do desenvolvimento infantil. Os jogos e brincadeiras nessa perspectiva surgem como recursos essenciais para a promoção dessas crianças de forma positiva e prazerosa. Portanto, considerou a importância das reais contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem, foram relevantes estudos bibliográficos de autores renomado, referente à temática como Antunes (2003), Kishimoto (2003; 2010; 2011), Maluf (2003; 2008).

Biografia do Autor

Marco Aurélio da SIlva Aurélio da Silva, Faculdade do Baixo Parnaíba FAP

Mestre em Ciências Sociais – UFSM, Mestre em Educação – UNISC, Pós Graduação em Educação Ambiental – UFSM,Pós Graduação em Gestão Educacional - UFSM, Pós Graduação em Mídias na Educação – UFPEL. Chapadinha - MA/BRASIL. E-mail: marcoaurelio22000@yahoo.com.br  http://lattes.cnpq.br/6665383866556823

Aristéia Mariane Kayser

Especialização em Gestão da Organização em Saúde Pública – UFSM, Especialização em Educação Ambiental – UFSM, Bacharel em Enfermagem –FISMA, Licenciada em Pedagogia – UNINTER - Chapadinha - MA/BRASIL, E-mail; amarianekayser@yahoo.com.br; Endereço Lattes. http://lattes.cnpq.br/7654244279351973

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: prazer de estudar técnicas e jogos pedagógicos, 11 ed. São Paulo: Loyola, 2003.

ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15, Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

DIAS, Aline. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Trabalho de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar, publicado na Revista Educação e Linguagem. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/09/outros/2774a56f536917a99a29a6ec671de86.pdf. Acesso em: 26. Dez.2017.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

_______, M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

_______,M. O jogo e a educação infantil. São Paulo. Cengage Learning, 2011.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

_______, Angela Cristina Munhoz. Atividade Lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.

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Publicado

28-05-2018

Como Citar

DA SILVA, Marco Aurélio da SIlva Aurélio; KAYSER, Aristéia Mariane. JOGOS E BRINCADEIRAS NA VIVÊNCIA LUDICA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 22–37, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/267. Acesso em: 4 maio. 2024.