QUANDO A CRIANÇA BRINCA DE DESENHAR E ESCREVER: EXPRESSÕES DA MÍDIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Monaliza Angélica Santana Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Laudinéa de Souza Rodrigues Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis

Resumo

O trabalho em questão apresenta relações existentes entre o letramento, a alfabetização e os textos midiáticos disponíveis às crianças que convivem, brincam e crescem na cultura digital e era tecnológica e globalizada. O objetivo principal é refletir sobre a aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais de escrita que se fazem presentes em alguns desenhos e atividades escolares de um estudante do Sesc Escola. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e descritivo, com metodologia pautada na realização de uma oficina lúdica e entrevista semiestruturada, o que permitiu a análise de conteúdo a respeito das atividades escolares produzidas por uma criança durante o 1º ano do ensino fundamental. Com os resultados da pesquisa pudemos constatar que durante o processo de alfabetização e letramento os personagens da mídia contemporânea se constituem como signos em virtude das relações que esses estabelecem com a criança, pois consequentemente os signos passam a existir nos trabalhos escolares, aparecendo no texto escrito, nos desenhos, na narrativa e nas produções escolares, e não apenas quando as crianças brincam e dialogam com estes personagens. Diante disso, ressaltamos a importância do papel do professor na formação dos alunos, compreendendo que atualmente o sujeito em formação é um nativo digital e como tal deve ser considerado no momento de alfabetizar letrando.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Monaliza Angélica Santana, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professora no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Laudinéa de Souza Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis

Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

20-01-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves; ANGÉLICA SANTANA, Monaliza; DE SOUZA RODRIGUES, Laudinéa. QUANDO A CRIANÇA BRINCA DE DESENHAR E ESCREVER: EXPRESSÕES DA MÍDIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO . Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 174–191, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2338. Acesso em: 28 mar. 2024.