QUANDO A CRIANÇA BRINCA DE DESENHAR E ESCREVER: EXPRESSÕES DA MÍDIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2338Resumo
O trabalho em questão apresenta relações existentes entre o letramento, a alfabetização e os textos midiáticos disponíveis às crianças que convivem, brincam e crescem na cultura digital e era tecnológica e globalizada. O objetivo principal é refletir sobre a aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais de escrita que se fazem presentes em alguns desenhos e atividades escolares de um estudante do Sesc Escola. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e descritivo, com metodologia pautada na realização de uma oficina lúdica e entrevista semiestruturada, o que permitiu a análise de conteúdo a respeito das atividades escolares produzidas por uma criança durante o 1º ano do ensino fundamental. Com os resultados da pesquisa pudemos constatar que durante o processo de alfabetização e letramento os personagens da mídia contemporânea se constituem como signos em virtude das relações que esses estabelecem com a criança, pois consequentemente os signos passam a existir nos trabalhos escolares, aparecendo no texto escrito, nos desenhos, na narrativa e nas produções escolares, e não apenas quando as crianças brincam e dialogam com estes personagens. Diante disso, ressaltamos a importância do papel do professor na formação dos alunos, compreendendo que atualmente o sujeito em formação é um nativo digital e como tal deve ser considerado no momento de alfabetizar letrando.