PROJETO INTEGRADOR BRINCANDO E APRENDENDO: INCLUSÃO E BEM-ESTAR NO LAR TRANSITÓRIO DE MINEIROS
Palavras-chave:
Educação Física, Projeto Integrador., Intervenção, Práticas Corporais, MovimentoResumo
O Projeto de extensão "Brincando e aprendendo: inclusão e bem-estar no Lar Transitório de Mineiros", proposto pela turma do 4º período do curso de Educação Física da Unifimes, no âmbito da disciplina Projeto Integrador I, tem caráter de intervenção e visa proporcionar atividades lúdicas e esportivas para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças e adolescentes que se encontram protegidas no Lar Transitório de Mineiros. Neste artigo o objetivo é principal descrever a proposta e o planejamento do Projeto "Brincando e aprendendo: inclusão e bem-estar no Lar Transitório de Mineiros", ressaltando a importância das atividades lúdicas e esportivas como ferramentas para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças e adolescentes, além de discutir a relevância da intervenção lúdica e recreativa como parte da formação dos acadêmicos de Educação Física, antes de sua execução prática. Com uma metodologia participativa, as atividades serão organizadas em grupos por faixa etária e realizadas semanalmente entre outubro e dezembro, envolvendo esportes, brincadeiras tradicionais, jogos e ginástica, sempre adaptadas às habilidades dos participantes. As metas incluem a realização de um trabalho que visa trabalhar fortalecimento das habilidades motoras, a promoção da interação social e o estímulo ao autocuidado. O projeto prevê avaliações contínuas e feedbacks para garantir o progresso dos participantes. Espera-se que os resultados promovam maior integração social, desenvolvimento físico, aumento da autoestima e o bem-estar geral das crianças e adolescentes, contribuindo para sua formação integral em um ambiente inclusivo e acolhedor.