PROJETO INTEGRADOR BRINCANDO E APRENDENDO: INCLUSÃO E BEM-ESTAR NO LAR TRANSITÓRIO DE MINEIROS

Autores/as

  • Maria Virgínya Dourado Oliveira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros

Palabras clave:

Educação Física, Projeto Integrador., Intervenção, Práticas Corporais, Movimento

Resumen

O Projeto de extensão "Brincando e aprendendo: inclusão e bem-estar no Lar Transitório de Mineiros", proposto pela turma do 4º período do curso de Educação Física da Unifimes, no âmbito da disciplina Projeto Integrador I, tem caráter de intervenção e visa proporcionar atividades lúdicas e esportivas para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças e adolescentes que se encontram protegidas no Lar Transitório de Mineiros. Neste artigo o objetivo é principal descrever a proposta e o planejamento do Projeto "Brincando e aprendendo: inclusão e bem-estar no Lar Transitório de Mineiros", ressaltando a importância das atividades lúdicas e esportivas como ferramentas para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças e adolescentes, além de discutir a relevância da intervenção lúdica e recreativa como parte da formação dos acadêmicos de Educação Física, antes de sua execução prática. Com uma metodologia participativa, as atividades serão organizadas em grupos por faixa etária e realizadas semanalmente entre outubro e dezembro, envolvendo esportes, brincadeiras tradicionais, jogos e ginástica, sempre adaptadas às habilidades dos participantes. As metas incluem a realização de um trabalho que visa trabalhar fortalecimento das habilidades motoras, a promoção da interação social e o estímulo ao autocuidado. O projeto prevê avaliações contínuas e feedbacks para garantir o progresso dos participantes. Espera-se que os resultados promovam maior integração social, desenvolvimento físico, aumento da autoestima e o bem-estar geral das crianças e adolescentes, contribuindo para sua formação integral em um ambiente inclusivo e acolhedor.

Biografía del autor/a

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Publicado

2024-12-05