O CURSO DE LICENCENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Cristian Andrey UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas https://orcid.org/0000-0002-2213-7281
  • Cláudio Pires Viana Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Educação Inclusiva, Formação Humanizada

Resumo

Esta pesquisa em andamento é desdobramento das leituras e diálogos em torno da disciplina Educação, Diversidade e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEG-UnU Inhumas). Além disso, está vinculada ao Grupo de Estudos em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI/UEG), e aos Projetos de Extensão - “Entre mangueiras e flamboyants: Leituras Freirianas e “Concepções teóricas de Paulo Freire Para a Educação” ofertados na UEG-UnU Inhumas. 

Biografia do Autor

Cristian Andrey, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária de Inhumas. Especialista em Metodologia de Ensino da Matemática e da Física pela FAVENI (2023). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Capanema (2021). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão - GEPEDI, coordenado pela Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis e Profa. Ma. Carla Salomé Margarida de Souza (UEG/Inhumas); integrante do Grupo de Estudos em Educação e Filosofia/GEEF/PPGE/Inhumas/UEG, coordenado pela Profa. Dra. Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG/Inhumas); participante do Grupo de Estudos Novas Tecnologias e Educação - GENTE, coordenado pelo Prof. Dr. Fabricio David de Queiroz (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - UFG), membro dos Projetos de Extensão "Contribuições teóricas de Paulo Freire para a educação" e "Entre mangueiras e flamboyants: leituras freirianas", coordenados pelos docentes: Profa. Dra. Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Prof. Dr. Cláudio Pires Viana e Profa. Dra. Kênia Abbadia de Melo. Pesquisa narrativas de alunos com deficiência visual em uma perspectiva de inclusão no Ensino Superior. Contato: cristianandrey.edu@gmail.com

Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas

Doutora em Educação, Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás nos anos de: 2017, 2004 e 1991 respectivamente. Pesquisa de Doutorado articulada a Linha de Pesquisa Fundamentos dos Processos Educativos, Tese: Filosofia, exercícios espirituais e formação do homem na Antiguidade, sob a orientação do Prof. Dr. Ildeu Moreira Coêlho. Pesquisa de Mestrado articulada a Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente, Dissertação: Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente: flexibilização, qualidade e competência, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Correa Loureiro. Trabalhei como professora efetiva na educação básica por dezoito anos. Professora efetiva/DE da Universidade Estadual de Goiás com atuação desde 2010 na área de Fundamentos da Educação. Início no Magistério Superior em 2006, investigando, principalmente os temas: Fundamentos da Educação, Formação Humana, Formação Docente, Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Docente, História Social da Infância e Políticas Públicas Educacionais. Coordeno os projetos de pesquisa: Universidade, cultura e formação: o olhar da filosofia antiga e, A história da educação superior em Goiás entre os anos de 1980 e 1993: o sentido da formação do pedagogo (pesquisa interinstitucional com professores da faculdade de educação da UFG). Coordeno o Grupo de Estudo Educação e Filosofia/GEEF. Sou vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores/GPEFORP/CNPq. Compõe o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás/UEG/Inhumas e, atualmente, estou na função de vice-coordenação do PPGE.

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas

Pós-doutorado em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto/Portugal (2015). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana - Cuba (2003). Graduada em Pedagogia pela UFG (1989). Professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Atualmente atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP); docente no curso de Pedagogia/Inhumas da Universidade Estadual de Goiás e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unidade Universitária de Inhumas. Líder do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq. Espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8099952118699877. Atua nas linhas de pesquisa " Cultura, escola e formação" e " Educação, escola e tecnologias" com foco nos seguintes temas: Diversidade, Inclusão, Educação Especial, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas Educacionais. E-mail:marlene.reis@ueg.br ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2213-7281

Cláudio Pires Viana, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual de Goiás (UEG) – UnU Inhumas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação pelo PPGE/UFG, Especialista em Formação de Professores: gestão escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). É Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás(UEG/UnU Inhumas), professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação (GEFE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, política, ensino-aprendizagem, cultura, Processos Educativos, Filosofia da Educação, Fenomenologia.

Arquivos adicionais

Publicado

18.10.2023

Edição

Seção

Temas transversais no Cerrado (Interdisciplinar)