ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CURSO DE MEDICINA: REFLEXÕES SOBRE O OLHAR DISCENTE

Autores

  • Bárbara Dias Unifimes-trindade
  • Heloísa Martins de Matos unifimes- trindade
  • Láisa Renata Souza Ascenso unifimes- trindade
  • Fernanda Arruda Cunha unifimes- trindade
  • Sandro Mendanha Filho unifimes- trindade
  • Eliane Consuelo Alves Rabelo unifimes- trindade

Palavras-chave:

Medicina, Corona virus, Ensino, Ensino Remoto, Aprendizagem

Resumo

Resumo:   A chegada do novo Corona vírus trouxe mudanças estruturais em toda a sociedade, dentre elas a necessidade de isolamento social e consequente transição temporária do ensino presencial para o ensino remoto mediado por tecnologias. Desafios foram enfrentados por todos os atores sociais das instituições, e neste relato se destaca a reflexão sobre a experiência de discentes de uma faculdade particular de medicina no Centro-Oeste a respeito das fragilidades e fortalezas das novas estratégias adotadas. Objetivo: Refletir e trazer impressões sobre as experiências de discentes de um curso de medicina no contexto do ensino remoto durante a pandemia pelo SARS-Cov-2. Metodologia: O relato foi feito através da leitura de decretos, notas técnicas, reportagens e regulamentações normatizadas pelos devidos órgãos e secretarias. Principais resultados e conclusões: Diante do cenário da pandemia pelo SARS-Cov-2 foi optado pelo ensino remoto mediado por tecnologias para evitar maiores prejuízos na continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Dificuldades foram enfrentadas, problemas com recursos tecnológicos, sinal de internet, assim como a saúde mental de docentes e discentes, a fim de melhorar a eficácia e efetividade do ensino nessa nova realidade.

Biografia do Autor

Eliane Consuelo Alves Rabelo , unifimes- trindade

Médica graduada em medicina pela Universidade Federal de Goiás com residência médica em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e residência médica em Pneumologia pelo Hospital Alberto Rassi (HGG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Goiás desde 2018. Professora da disciplina de Semiologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás de 2016-2018. Professora de habilidades médicas 2 na UNIFIMES - Campus Trindade desde Janeiro de 2019. Atende como Pneumologista na Clínica Cardiogyn em Goiânia.

 

Downloads

Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência

Categorias