ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CURSO DE MEDICINA: REFLEXÕES SOBRE O OLHAR DISCENTE
Palavras-chave:
Medicina, Corona virus, Ensino, Ensino Remoto, AprendizagemResumo
Resumo: A chegada do novo Corona vírus trouxe mudanças estruturais em toda a sociedade, dentre elas a necessidade de isolamento social e consequente transição temporária do ensino presencial para o ensino remoto mediado por tecnologias. Desafios foram enfrentados por todos os atores sociais das instituições, e neste relato se destaca a reflexão sobre a experiência de discentes de uma faculdade particular de medicina no Centro-Oeste a respeito das fragilidades e fortalezas das novas estratégias adotadas. Objetivo: Refletir e trazer impressões sobre as experiências de discentes de um curso de medicina no contexto do ensino remoto durante a pandemia pelo SARS-Cov-2. Metodologia: O relato foi feito através da leitura de decretos, notas técnicas, reportagens e regulamentações normatizadas pelos devidos órgãos e secretarias. Principais resultados e conclusões: Diante do cenário da pandemia pelo SARS-Cov-2 foi optado pelo ensino remoto mediado por tecnologias para evitar maiores prejuízos na continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Dificuldades foram enfrentadas, problemas com recursos tecnológicos, sinal de internet, assim como a saúde mental de docentes e discentes, a fim de melhorar a eficácia e efetividade do ensino nessa nova realidade.