PESQUISA E EXTENSÃO ACERCA DA MEMÓRIA REGIONAL DE MINEIROS
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA
Palavras-chave:
Memória. História e Educação. Formação Docente.Resumo
A pesquisa e a extensão são dois pilares fundamentais da educação superior. Por meio dessas importantes estruturas é possível desenvolver ações na comunidade que contribuam para o desenvolvimento regional, a cultura, sobretudo a educação. Nesse sentido, o artigo objetiva apresentar a proposta de um projeto de intervenção educativa e discutir a importância da manutenção da memória regional da cidade de Mineiros, Goiás. Vislumbra-se, por meio de um projeto com caráter de intervenção, resgatar memórias construídas nas últimas quatro décadas do século passado, visando contribuir com a formação de professores do ensino fundamental e médio, especialmente da área de história, geografia e ciências. Articulando pesquisa e extensão pretende-se trazer à tona fatos passados que contribuíram para o desenvolvimento humano, social e cultural da cidade Mineiros. Trata-se de uma ação extensionista e investigativa fundamentada no método qualitativo, de abordagem histórica, que tomará como referência teórica estudos de autores situados no campo da história, tendo como enfoque principal a memória regional. Em linhas gerais, o projeto tratar-se-á da influência dos monges beneditinos estadunidenses que chegaram em Mineiros na década de 1960, com intuito de construir e estabelecer uma comunidade monástica no coração do Brasil – especialmente na região sudoeste goiana. Os monges tiveram uma significativa atuação que ajudou a alavancar a agricultura na região – fato este que a pesquisa vislumbra resgatar. Pretende-se, com este projeto, desenvolver uma proposta de formação educativa, voltada aos docentes da rede pública municipal e estadual, com caráter de intervenção, que possa contribuir com a perpetuação da memória coletiva mineirense.