CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira Centro Universitário de Mineiros

Palavras-chave:

Extensão. Brinquedoteca universitária. Produção do conhecimento.

Resumo

A extensão se configura como um dos tripés da educação superior e assume o papel de promover intervenções e transformações positivas na comunidade, por meio de ações que dela derivam – envolvendo o público acadêmico e indivíduos da sociedade. Nesse sentido, o artigo em tela objetiva apresentar algumas das várias contribuições que a extensão universitária proporciona à sociedade, principalmente destacar produções científicas construídas a partir de problemas e questões oriundos do próprio contexto social. O desejo é que esse texto seja amplamente divulgado de maneira a atingir não apenas o público acadêmico, mas, também, a população em geral, para além de pesquisadores e docentes universitários, de modo a potencializar ainda mais o processo de circulação do conhecimento, que é um dos focos de quem faz pesquisa científica. Neste artigo encontra-se a síntese de algumas ações realizadas em uma Brinquedoteca universitária, desenvolvidas com caráter de intervenção e que possibilitaram a produção e publicação de materiais bibliográficos atualmente disponíveis em livros, revistas e anais de eventos de abrangência nacional e internacional. Fundamentadas no método qualitativo, as pesquisas e atividades de extensão realizadas permitiram responder problemas investigativos, além de colaborar com alcance de respostas que surgem a partir de indagações e problemas identificados. É possível concluir que os projetos de extensão, quando articulados à projetos de pesquisa, possibilitam a produção de materiais científicos que podem ser compartilhados e impulsionados nos diferentes meios de comunicação. Tais produções objetivam contribuir com a solução ou amenização dos problemas da sociedade. Esse é um dos papeis da universidade.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutorando em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutorando em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

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Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência

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