RODA DE CONVERSA COMO RECURSO EDUCACIONAL:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA
Palavras-chave:
Metodologia ativa, Roda de conversa, Práticas para o ensino superiorResumo
Introdução: A roda de conversa está incluída entre os métodos ativos já demonstrou ser eficiente para diferentes aplicações e áreas do conhecimento. Entretanto aplicado diretamente em tópicos associados à propagação do conhecimento e combate em informações falsas relacionadas à ciência, experimentação animal e algumas linhas da imunologia básica para acadêmicos em ciências da saúde humana e animal ainda não foi abordado. Objetivo: Explorar a percepção de acadêmicos em ciências da saúde humana e animal quanto a aplicação da roda de conversa para o processo ensino aprendizagem em uma abordagem extensionista. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo exploratório por meio de um relato de experiencia à uma prática extensionista. A temática versou sobre ciências e o uso em experimentação animal, abordando tópicos como legislação aplicado à experimentação animal, principais modelos de estudos e suas características biológicas e imunológicas. O relato de experiência sobre a prática vinculada à roda conversa foi direcionada aos acadêmicos associados à liga de experimentação animal. A prática educativa consistiu em duas etapas principais: preparo a priori dos participantes e disposição à roda de conversa com especialista. Um questionário final foi aplicado para avaliar adesão, nível de conhecimento e satisfação. Resultados: Na presente abordagem foi possível descrever pontos positivos para a adesão (em torno de 80%), percepção de aprendizagem, participação e ainda para o despertar da necessidade e deslumbramento à temática abordada. Conclusão: A roda de conversa pode ser agregadores ao processo ensino aprendizagem à diferentes tipos de abordagens.