CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL PARA LETRAMENTO EM SAÚDE DA MULHER SOBRE IST

Autores

  • Christina Souto Cavalcante Costa
  • Kenia Alessandra de Araújo Celestino Centro Universidade de Mineiros - UNIFIMES
  • Maria Eduarda Oliveira Peixoto
  • Gustavo Souto Cavalcante Costa
  • Evelyn Oliveira Correia
  • Michelly Sayuri Andrade

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde da Mulher, Serviços de Saúde da Mulher, Sistema de Aprendizagem em Saúde

Resumo

Introdução: A promoção da saúde da mulher é uma questão fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar feminino. Dentre os diversos aspectos que impactam a saúde da mulher, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um desafio significativo para os profissionais de saúde e para a sociedade em geral. O objetivo deste estudo foi explorar a aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial para o letramento em saúde da mulher sobre IST. Método: relato de experiência de uma intervenção social por meio do método Ciclo de Aprendizagem Vivencial realizado em um centro de saúde da família de um município do Centro-Oeste brasileiro no primeiro semestre de 2023. Através da experiência, reflexão, conceituação e aplicação, as participantes adquiriram conhecimentos sólidos, refletiram sobre sua própria realidade, compreenderam conceitos-chave e foram incentivadas a agir de acordo com o que aprenderam. Resultados e discussão:  A intervenção foi dividida em quatro etapas: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa. Durante a primeira etapa, a experiência, as mulheres participaram de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas, que testaram seus conhecimentos sobre prevenção de IST.  Conclusão: O método facilitou a construção de conhecimento de forma significativa, relacionando as experiências vivenciadas com os conceitos teóricos apresentados. Os participantes demonstraram maior compreensão sobre as IST, suas implicações para a saúde e a importância da prevenção. A aplicação do ciclo no contexto das IST entre usuárias de serviços de saúde pode favorecer a compreensão e engajar pacientes a ter hábitos sexuais mais seguros.

Palavras-chave: Letramento em Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Saúde da Mulher. Serviços de Saúde da Mulher. Sistema de Aprendizagem em Saúde.

 

Biografia do Autor

Kenia Alessandra de Araújo Celestino, Centro Universidade de Mineiros - UNIFIMES

Enfermeira, Mestre em Ciência Ambientais e Saúde, Docente do Centro Universitário de Mineiros

Maria Eduarda Oliveira Peixoto

Acadêmica do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros

Gustavo Souto Cavalcante Costa

Acadêmico do curso de medicina da Universidade de Rio Verde

Evelyn Oliveira Correia

Acadêmica do curso de medicina da Universidade de Rio Verde

Michelly Sayuri Andrade

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitário de Mineiros

Downloads

Publicado

2023-08-26