Percepções de estudantes da área da saúde na unidade de internação psiquiátrica

Autores

  • Viviane Aparecida Bazilio Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Gabriela Sousa Borges
  • Stefan Vilges de Oliveira

Palavras-chave:

Hospital Psiquiátrico, intervenção, interação social, dilemas e questões, pessoalidade, institucionalização

Resumo

Os cursos da área da saúde, por intermédio de formação de ligas acadêmicas, e de outras atividades práticas extracurriculares oferecem aos estudantes o contato direto com os pacientes desde os períodos iniciais de sua formação. Nesse sentido, objetiva-se relatar as experiências de uma ação prática desenvolvida no Hospital Psiquiátrico de Uberlândia, a qual, por meio da apresentação de materiais audiovisuais e rodas de conversa, possibilitou a abertura de uma discussão com os doentes em estado de internação. Os resultados demonstram a importância da intervenção, diante da quebra de uma rotina monótona, marcada pela escassez de atividades e por horários restritos para a realização de atribuições repetitivas. Percebe-se que as intervenções, além de levantar questões de cunho psicológico, como o sentimento de amor e reflexões sobre a própria  existência, evocaram as percepções e sentimentos diante da condição de internação. Assim, instigar ações que possibilitem a interação social, a possibilidade de fala e o reconhecimento dos pacientes em sua totalidade de dilemas e questões, representam uma ferramenta importante para a manutenção da pessoalidade em detrimento da institucionalização. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de confrontar preconceitos estabelecidos por uma sociedade que inviabiliza sofrimento mental, uma vez que, você é tido como útil, e socialmente aceito, quando produtivo e reprodutivo dos valores determinados pelas classes dominantes. Portanto, é de suma importância o contato com os pacientes na ala psiquiátrica, com vistas a não só barrar a propagação do preconceito mas também possibilitar um atendimento humanizado, respeitando as peculiaridades de cada paciente e de cada contexto a que está submetido. 

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Publicado

2024-03-07