O PROFESSOR INICIANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS, DILEMAS E CONTRADIÇÕES

Auteurs-es

  • Henrique Carivaldo de Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
  • Vânia Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba – UNIUBE

Résumé

O presente artigo aborda a temática do professor iniciante na educação superior, procurando elucidar os desafios, os dilemas e as contradições que perpassam essa etapa considerada crucial para a construção da identidade docente. Com base em uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores como Cunha (2010), Imbernón (2001), Marcelo García (1999; 2010), Masetto (2003), Nóvoa (1992), Pimenta e Anastasiou (2010), Zabalza (2004), entre outros, inicialmente, são expostos argumentos relativos à fase inicial da carreira docente e sua relação com a passagem do papel de aluno ao de professor. Posteriormente, busca-se elencar os principais traços que caracterizam um professor iniciante e, na sequência, são tecidas considerações sobre esse professor no contexto da educação superior, especificamente. Por fim, abordam-se, de maneira sintética, as possíveis estratégias de inserção profissional que parecem contribuir para a minimização dos desafios enfrentados por esses professores, sinalizando-se que, é de fundamental importância que sejam feitos, por parte das instituições de educação superior, investimentos na formação dos docentes iniciantes na carreira universitária, possibilitando que esses profissionais tenham condições de compreender os processos que vivenciam, visando à construção dos saberes para o exercício da docência.

Téléchargements

Publié

2017-05-31

Comment citer

O PROFESSOR INICIANTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS, DILEMAS E CONTRADIÇÕES. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 189–206, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/149. Acesso em: 12 août. 2025.