Docência On Line em Tempos de Pandemia da COVID-19: Relatos de Experiências Realizadas em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.891

Résumé

Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on line, em um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e metodologias ativas de aprendizagem. Os resultados apontam que as ferramentas mais utilizadas pelos docentes foram as vídeoaulas, de forma on line (lives) ou gravadas e disponibilizadas posteriormente aos alunos, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Biographies des auteurs

  • Cristiano Bertolini, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

    Departamento de Tecnologia da Informação

    UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

  • Fábio José Parreira, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

    Departamento de Tecnologia da Informação

    UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

  • Guilherme Bernardino da Cunha, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

    Departamento de Tecnologia da Informação

    UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

  • Nara Martini Bigolin, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

    Departamento de Tecnologia da Informação

    UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Téléchargements

Publiée

2021-07-02

Comment citer

Docência On Line em Tempos de Pandemia da COVID-19: Relatos de Experiências Realizadas em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 69–83, 2021. DOI: 10.35685/revintera.v5i2.891. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/891. Acesso em: 12 août. 2025.