QUANDO A CRIANÇA BRINCA DE DESENHAR E ESCREVER: EXPRESSÕES DA MÍDIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Auteurs

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Monaliza Angélica Santana Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Laudinéa de Souza Rodrigues Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis

DOI :

https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2338

Résumé

O trabalho em questão apresenta relações existentes entre o letramento, a alfabetização e os textos midiáticos disponíveis às crianças que convivem, brincam e crescem na cultura digital e era tecnológica e globalizada. O objetivo principal é refletir sobre a aprendizagem do sistema de escrita e as práticas sociais de escrita que se fazem presentes em alguns desenhos e atividades escolares de um estudante do Sesc Escola. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e descritivo, com metodologia pautada na realização de uma oficina lúdica e entrevista semiestruturada, o que permitiu a análise de conteúdo a respeito das atividades escolares produzidas por uma criança durante o 1º ano do ensino fundamental. Com os resultados da pesquisa pudemos constatar que durante o processo de alfabetização e letramento os personagens da mídia contemporânea se constituem como signos em virtude das relações que esses estabelecem com a criança, pois consequentemente os signos passam a existir nos trabalhos escolares, aparecendo no texto escrito, nos desenhos, na narrativa e nas produções escolares, e não apenas quando as crianças brincam e dialogam com estes personagens. Diante disso, ressaltamos a importância do papel do professor na formação dos alunos, compreendendo que atualmente o sujeito em formação é um nativo digital e como tal deve ser considerado no momento de alfabetizar letrando.

Biographies des auteurs

  • Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

    Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

  • Monaliza Angélica Santana, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

    Professora no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

  • Laudinéa de Souza Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis

    Professora na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Téléchargements

Publiée

2023-01-20

Comment citer

QUANDO A CRIANÇA BRINCA DE DESENHAR E ESCREVER: EXPRESSÕES DA MÍDIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO . Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 174–191, 2023. DOI: 10.35685/revintera.v1i2.2338. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2338. Acesso em: 12 août. 2025.