ANSIEDADE NA AVALIAÇÃO ESCOLAR DE QUÍMICA, ERA DIGITAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.35685/93dtrh53Palabras clave:
Ansiedade, Avaliação escolar, Era digital, Desempenho acadêmico, Ensino médioResumen
A ansiedade é um fenômeno que vem se tornando comum no ambiente escolar. Nesse contexto, o presente manuscrito tem como objetivo analisar como se encontra o estado emocional dos discentes do 3º ano (Curso Técnico Integrado ao Médio em Informática do IFPI - Campus Paulistana) na véspera e no dia da avaliação escolar de Química e suas relações com a era digital e o desempenho acadêmico. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, utilizando-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) como técnica de interpretação dos dados. Como principais resultados, destaca-se que, na véspera e no dia da avaliação de Química, os alunos da turma supramencionada apresentaram, em significativo número, um elevado nível de ansiedade, acentuado pela era digital e pela alta pressão social e escolar, podendo, assim, impactar negativamente no desempenho acadêmico. Portanto, a temática em estudo é de grande relevância social, científica e educativa, podendo suscitar futuras pesquisas nessa área.