ANSIEDADE NA AVALIAÇÃO ESCOLAR DE QUÍMICA, ERA DIGITAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores/as

  • Luísa da Conceição Costa IFPI
  • Elisângela Campos Damasceno IFPI

DOI:

https://doi.org/10.35685/93dtrh53

Palabras clave:

Ansiedade, Avaliação escolar, Era digital, Desempenho acadêmico, Ensino médio

Resumen

A ansiedade é um fenômeno que vem se tornando comum no ambiente escolar. Nesse contexto, o presente manuscrito tem como objetivo analisar como se encontra o estado emocional dos discentes do 3º ano (Curso Técnico Integrado ao Médio em Informática do IFPI - Campus Paulistana) na véspera e no dia da avaliação escolar de Química e suas relações com a era digital e o desempenho acadêmico. A metodologia caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo, utilizando-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) como técnica de interpretação dos dados. Como principais resultados, destaca-se que, na véspera e no dia da avaliação de Química, os alunos da turma supramencionada apresentaram, em significativo número, um elevado nível de ansiedade, acentuado pela era digital e pela alta pressão social e escolar, podendo, assim, impactar negativamente no desempenho acadêmico. Portanto, a temática em estudo é de grande relevância social, científica e educativa, podendo suscitar futuras pesquisas nessa área.

Publicado

2025-10-16

Cómo citar

ANSIEDADE NA AVALIAÇÃO ESCOLAR DE QUÍMICA, ERA DIGITAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 88–102, 2025. DOI: 10.35685/93dtrh53. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/4106. Acesso em: 24 oct. 2025.