CONFIABILIDADE INTRA E INTER AVALIADORES DO MÉTODO DE FLEXCURVA® PARA AVALIAÇÃO DO ÂNGULO DE CIFOSE TORÁCICA EM ESCOLARES.

Autor/innen

  • Patrícia Maria de Melo Carvalho UNIPAC Centro Universitário Presidente Antônio Carlos https://orcid.org/0000-0001-7216-1629 ##orcid.unauthenticated##
  • Thais Mota Figueiredo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.
  • Rosana Pereira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.
  • Cláudia Maria Miranda de Figeiredo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

Abstract

Introdução: A postura corporal deve ser levada em consideração, principalmente durante a idade escolar, uma faixa etária considerada ideal, para recuperar desvios da coluna. Alterações posturais são consideradas um problema sério de saúde pública que pode incapacitar definitiva ou temporariamente, e ainda não há um consenso do ideal no que refere ao método para avaliação destas alterações. Objetivo: avaliar a curvatura da Cifose Torácica em crianças e verificar a confiabilidade da medida intra e inter dias entre dois avaliadores, através do método da Flexicurva®. Métodos: O estudo analítico, observacional e transversal teve uma amostra composta por 25 crianças, na faixa etária entre 6 e 10 anos (8,38 ±1,32 anos), estudantes de um Centro Multidisciplinar de Estudos Especiais. A amostra foi submetida a duas avaliações posturais, sendo uma no mesmo dia e a outra uma semana após com dois avaliadores distintos. Foram utilizados e aplicados critérios de inclusão e exclusão, para realização do método da Flexicurva®. A régua foi colocada e moldada no dorso dos participantes e, após, a curvatura obtida foi transcrita em papel milimetrado, para o cálculo do ângulo de cifose. Resultados: Verificou-se que nenhuma das Crianças apresentou Hipercifose Torácica com Ângulo de Cifose Torácica >50º. Para os valores de retificação e normalidade os resultados foram, respectivamente, 68% e 32%. Observou-se correlação positiva forte estatisticamente significativa entre as variáveis inter dias (r=0,93, p<0,001 vs. r=0,87, p<0,003) e intra dia (r=0,98, p<0,001) entre os dois avaliadores. Conclusão: A Flexicurva®. mostrou-se um método confiável para medida da curvatura de cifose torácica.

Autor/innen-Biografien

  • Patrícia Maria de Melo Carvalho, UNIPAC Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2002). Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional Avançada UCB-RJ (2004), Especialização em Gestão de Programa de Saúde da Família (2004). Especialização em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia UVA-RJ (2010). Especialização em Atividade Física e Reabilitação Cardíaca UFJF-MG (2012). Atualmente é Coordenadora dos Curso de Fisioterapia da UNIPAC (2012). Atua como Supervisora de Estágio Supervisionado na Clínica Escola Vera Tamm de Andrada da UNIPAC, na área de Órteses e Próteses. Foi coordenadora do curso de Enfermagem do UNIPAC (2016-2019). Foi parecerista do Comitê de Ética e Pesquisa(CEP) da UNIPAC. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica Pedagógica, Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Respiratória, Amputação e Órteses e Próteses e Programas de Saúde da Família. Ministrou disciplinas de Fisiologia Humana, Anatomia Básica, Anatomia Ósteo mio articular, Biofísica nos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Ministrou disciplinas de Fisioterapia em Oncologia e Cuidados Paliativos, Fisioterapia Pneumofuncional e Clínica Pneumológica no Curso de Fisioterapia.

  • Thais Mota Figueiredo, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC Barbacena (2014). Atualmente atua como Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Prefeitura Municipal de Mercês-MG, com ênfase nas ações de apoio: promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, visitas domiciliares para avaliação e atendimento dos pacientes restritos ou acamados, atendimento dos pacientes idosos do Lar Nossa Senhora das Mercês em Mercês-MG, trabalho com grupos operativos, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida.

  • Rosana Pereira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

    Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena. Atua em Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Especialização em Fisioterapia Pneumofuncional.           

  • Cláudia Maria Miranda de Figeiredo, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

    Formada em Fisioterapia e Administração de Empresas. MBA Executiva em Gestão de IES. Pós Graduada - ESPECIALISTA em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Pneumofuncional - É Professora e Supervisora de Estágio da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - Barbacena - Minas Gerais. desde 2005. Fisioterapeuta Efetiva do Hospital Regional Barbacena e membro da NUPAT ( Núcleo de Prevenção Acidentes de Trabalho) - HRB - FHEMIG - desde 2014. Fisioterapeuta Responsável CTI - Santa Casa de Misericórdia - Barbacena - Minas Gerais. desde 12/2015. Tem experiência na área de Docência em Fisioterapia, Fisioterapia Hospitalar, Atendimento Pacientes de cuidados prolongados em domicílio. Fisioterapia do Trabalho Fisioterapeuta do Trabalho ERGOM - CORREIOS- Barbacena de 2009 a 2013. Atua na área de Palestras e Cursos na Área de Saúde do Trabalhador e Fisioterapia Hospitalar e Educação em Saúde. É Perita Plena credenciada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Forense. Fisioterapeuta SESI - CORREIOS - 2015 a 2016 - Barbacena - Minas Gerais.

Veröffentlicht

2019-10-10

Zitationsvorschlag

CONFIABILIDADE INTRA E INTER AVALIADORES DO MÉTODO DE FLEXCURVA® PARA AVALIAÇÃO DO ÂNGULO DE CIFOSE TORÁCICA EM ESCOLARES. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/606. Acesso em: 12 aug. 2025.