A CIÊNCIA DA AGROECOLOGIA E SUAS INTERFACES COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ESTADO DO PARANÁ

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3690

Schlagwörter:

Agroecologia, Ciência, Currículo Escolar, Geografia

Abstract

O texto aborda a temática da agroecologia, a qual é considerada uma ciência com conteúdos passíveis de inclusão no currículo de Geografia. Esse enfoque se baseia nas Diretrizes Curriculares para o Estado do Paraná. A abordagem empregada envolveu a análise de fontes bibliográficas e documentos, com ênfase na exploração da literatura que discute o conceito de agroecologia em relação ao plano de estudos da disciplina de Geografia. O propósito subjacente é destacar a intersecção entre essas duas disciplinas, o que se torna evidente ao observar as abordagens relacionadas à sustentabilidade a partir da Dimensão Econômica do Espaço Geográfico, presente nas diretrizes curriculares estaduais (DCE). Em última análise, a pesquisa conclui que a incorporação da agroecologia como temática é altamente relevante para os conteúdos geográficos. Isso atende à demanda por um currículo que promova uma perspectiva sustentável, valorizando aspectos populares, sociais e culturais sem comprometer suas bases científicas.

Autor/innen-Biografie

  • Aparecida Delorenci Nogueira Sacani, Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED)

    Professora de Geografia da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED). Mestre em Agroecologia pelo Mestrado Profissional em Agroecologia (PROFAGROEC). Contato: aparecidadelorenci@gmail.com

Veröffentlicht

2024-03-13

Zitationsvorschlag

A CIÊNCIA DA AGROECOLOGIA E SUAS INTERFACES COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ESTADO DO PARANÁ. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 196–208, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v5i2.3690. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3690. Acesso em: 12 aug. 2025.