A Práxis Docente: Um Olhar Para O Trabalho Do Professor Em Período De Pandemia e Distanciamento Social

Autores

  • José Reinaldo de Araújo Quinteiro Universidade de Rio Verde
  • Rosimeire Soares da Silva FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) / CEPMG – Unidade Carlos Cunha Filho

Resumo

RESUMO: A educação escolarizada é fundamental para a socialização do homem e sua humanização, mas também permeia as relações de trabalho quando se analisa pela perspectiva do docente. Diante disso, este artigo objetiva apresentar o trabalho docente, de forma geral, e o trabalho docente, por meio do ensino remoto durante o distanciamento social, ocorrido em 2020 como medida utilizada pelos governantes para diminuir o contágio do novo coronavírus.  Nessa via, questiona-se: como pensar a práxis docente no período de distanciamento? O que diferencia o trabalho docente? Como as aulas gravadas e disponibilizadas em um hospedeiro digital interferem na aura do trabalho docente? O que pode levar a aula perder sua aura? No que tange à metodologia de pesquisa, busca-se, na relação com o objeto, descrever esse fenômeno ancorado em discussões filosóficas acerca da práxis docente associada à aura. Os procedimentos técnicos deste estudo serão pautados em: documentos que regimentaram o distanciamento social em Goiás, além de leituras bibliográficas por meio das quais se aclaram conceitos de trabalho, capital e alienação em Marx; conceito de aura e a possível perda dessa aura para Benjamin.

Palavras-Chave: Trabalho docente. Aura. Educação remota.

Biografia do Autor

José Reinaldo de Araújo Quinteiro, Universidade de Rio Verde

Possui graduação em Filosofia (1993), Teologia - certificado Ifiteg - (1996), mestrado (2002) e doutorado em Ciências da Religião (2014) pela PUC / GO. É professor efetivo na Universidade de Rio Verde - UniRV e na Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás - SEDUC. Possui experiência nas áreas de docência e gestão de escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, fenomenologia, existencialismo, sabedoria bíblica e ensino religioso.

Rosimeire Soares da Silva, FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) / CEPMG – Unidade Carlos Cunha Filho

Mestra em Letras - Literatura e Crítica Literária – Pontifícia Universidade Católica - PUC /Goiás, graduada em Letras pela Universidade de Rio Verde e Pedagogia pelo Instituto Superior Albert Einstein de Brasília; Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela UniRV; Professora da FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) e da educação básica na rede pública do estado de Goiás, CEPMG – Unidade Carlos Cunha Filho. E-mail: rosimeiresoares34@gmail.com

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

QUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo; SILVA, Rosimeire Soares da. A Práxis Docente: Um Olhar Para O Trabalho Do Professor Em Período De Pandemia e Distanciamento Social. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 115–127, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/913. Acesso em: 29 abr. 2024.