A Práxis Docente: Um Olhar Para O Trabalho Do Professor Em Período De Pandemia e Distanciamento Social
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.913Resumo
RESUMO: A educação escolarizada é fundamental para a socialização do homem e sua humanização, mas também permeia as relações de trabalho quando se analisa pela perspectiva do docente. Diante disso, este artigo objetiva apresentar o trabalho docente, de forma geral, e o trabalho docente, por meio do ensino remoto durante o distanciamento social, ocorrido em 2020 como medida utilizada pelos governantes para diminuir o contágio do novo coronavírus. Nessa via, questiona-se: como pensar a práxis docente no período de distanciamento? O que diferencia o trabalho docente? Como as aulas gravadas e disponibilizadas em um hospedeiro digital interferem na aura do trabalho docente? O que pode levar a aula perder sua aura? No que tange à metodologia de pesquisa, busca-se, na relação com o objeto, descrever esse fenômeno ancorado em discussões filosóficas acerca da práxis docente associada à aura. Os procedimentos técnicos deste estudo serão pautados em: documentos que regimentaram o distanciamento social em Goiás, além de leituras bibliográficas por meio das quais se aclaram conceitos de trabalho, capital e alienação em Marx; conceito de aura e a possível perda dessa aura para Benjamin.
Palavras-Chave: Trabalho docente. Aura. Educação remota.