Instituto Federal em Extensão e Ação: Divulgação Científica para Combater Notícias Falsas Sobre a Covid-19

Autores

  • Raiane Araujo Brandão IFBA
  • Rafaelle da Silva Souza IFBA
  • Styves Barros Miranda IFBA
  • Laura de Araújo Rodrigues IFBA

Resumo

A Covid-19 gerou crise mundial na saúde pública e na economia, mas muitas universidades se engajaram para minimizar impactos negativos na sociedade. O projeto ‘Checker News’, do IFBA campus Seabra, propôs ação emergencial par a enfrentamento da pandemia. A ação envolve esforços colaborativos de extensionistas para assessorar e instruir a sociedade a combater a disseminação em massa de Fake News (Notícias Falsas). A iniciativa prossegue com objetivo de analisar a relevância da divulgação científica como mecanismo para minorar as consequências deletérias da veiculação de notícias falsas em época da pandemia do coronavírus. A pesquisa de caráter descritivo avaliou um perfil do Instagram cadastrado na área de Educação. A amostra foi estabelecida entre os meses de junho e julho, e foi observado aspectos fornecidos pela rede social: descoberta, interações, visitas ao perfil, cliques no site, seguidores, número de postagens, curtidas, salvos, compartilhamento, alcance. Os dados são analisados na perspectiva de compreender o impacto das ações do projeto. Este artigo descreve que a divulgação científica é necessária para o combate às Fake News sobre a covid-19 e a sociedade tem interesse por conteúdo produzido para esses fins, mas é preciso maiores incentivos para que os mesmos compreendam a importância da ciência. As ações não se encerram na divulgação, mas exigem responsabilidade social e cívica durante e após a pandemia e, portanto, o acesso ao conteúdo com rigor científico é fundamental.

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

ARAUJO BRANDÃO, Raiane; DA SILVA SOUZA, Rafaelle; BARROS MIRANDA, Styves; DE ARAÚJO RODRIGUES, Laura. Instituto Federal em Extensão e Ação: Divulgação Científica para Combater Notícias Falsas Sobre a Covid-19. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 34–52, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/897. Acesso em: 29 abr. 2024.