Considerações Sobre a Educação em Tempos de Pandemia: Relatos de Experiências Docente nas Redes de Ensino dos Estados de Goiás e Mato Grosso

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ-UFJ
  • Evandro César Clemente UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Juliana Abadia do Prado Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
  • Alexandre Eduardo Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ

Resumo

Abordar a educação na modalidade à distância em tempos de pandemia implica considerar as influências neoliberais que tratam a educação como mercadoria, isto é, dos agentes empresariais que, apoiados pelo Estado exercem forte influências nos espaços educativos e em sua gestão. O presente texto é resultado das discussões apresentadas pelos autores do artigo em transmissão via internet “live” realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí-GO, ocorrida no 1º semestre de 2020. O objetivo é contribuir no debate dos novos desafios na prática educativa frente ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, especificando relatos de experiências de docentes dos estados de Goiás e Mato Grosso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pautados em estudos bibliográficos do tema e relatos da vivência/experiência dos educadores que atuam na rede pública de ensino. Embora a grave crise sanitária ocasionada pelo novo coronavírus remeta ao uso da EAD, compreendemos que a atual situação fortalece os interesses dos grupos dominantes a se prepararem na ampliação e oferta do ensino à distância.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, Tatiane; CÉSAR CLEMENTE, Evandro; ABADIA DO PRADO SOARES, Juliana; SANTOS, Alexandre Eduardo. Considerações Sobre a Educação em Tempos de Pandemia: Relatos de Experiências Docente nas Redes de Ensino dos Estados de Goiás e Mato Grosso. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 128–143, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/894. Acesso em: 29 abr. 2024.