Docência On Line em Tempos de Pandemia da COVID-19: Relatos de Experiências Realizadas em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on line, em um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e metodologias ativas de aprendizagem. Os resultados apontam que as ferramentas mais utilizadas pelos docentes foram as vídeoaulas, de forma on line (lives) ou gravadas e disponibilizadas posteriormente aos alunos, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Cristiano Bertolini, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Departamento de Tecnologia da Informação

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Prof. Dr. Fábio José Parreira, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Departamento de Tecnologia da Informação

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Prof. Dr. Guilherme Bernardino da Cunha, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Departamento de Tecnologia da Informação

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Profa. Dra. Nara Martini Bigolin, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Departamento de Tecnologia da Informação

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

SILVEIRA, Sidnei Renato; BERTOLINI, Cristiano; PARREIRA, Fábio José; BERNARDINO DA CUNHA, Guilherme; MARTINI BIGOLIN, Nara. Docência On Line em Tempos de Pandemia da COVID-19: Relatos de Experiências Realizadas em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 69–83, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/891. Acesso em: 29 abr. 2024.