FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: CAMINHOS PARA REBELDIA, RESISTÊNCIA E LIBERDADE

Autores

  • Laudinéa de Souza Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis
  • Dulcilene Rodrigues Fernandes
  • Ana Paula Werle

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir a importância da formação de professores indígenas, como possíveis caminhos que os povos autóctones utilizam para a sua emancipação política e cultural frente às ameaças que os perseguem há séculos. Entre as violências estão as que se relacionam a terra indígena que vincula-se diretamente aos modos de vida dessas populações. O cenário que se apresenta atualmente é de crescente assassinato de líderes indígenas, de políticas públicas que flexibilizam a exploração em territórios indígenas ou que ameaçam retomar terras já demarcadas. Os dados que serão debatidos neste texto são provenientes de entrevistas semiestruturadas com os professores indígenas de uma das aldeias do Povo Gavião Ikolen que moram Terra Indígena Igarapé Lourdes no Município de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, bem como, de um relato via entrevista com uma professora formadora que trabalhou em cursos de formação de professores indígenas no interior do Estado de Mato Grosso e que expressa suas impressões acerca do que os professores indígenas querem e esperam dos cursos de formação. Tais dados foram coletados respaldando-se nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. Nas entrevistas, os cursos foram apontados como tendo relevância para o preparo dos professores no que diz respeito ao exercício da docência. Foi observado que tais cursos são um modo que os povos indígenas encontram para transitar entre os saberes indígenas e aqueles que não são dos povos indígenas. Desta forma, os cursos de formação docente indígena contribuem para que consigam lutar e resistir aos ataques movidos pela ganância social e capitalista atuais.

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

DE SOUZA RODRIGUES, Laudinéa; RODRIGUES FERNANDES, Dulcilene; WERLE, Ana Paula. FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: CAMINHOS PARA REBELDIA, RESISTÊNCIA E LIBERDADE. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70–84, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/875. Acesso em: 22 nov. 2024.