A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM DISCUSSÃO

MEMÓRIAS DE APRENDIZAGENS

Autores

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir e refletir sobre o tema “formação e desenvolvimento profissional docente”, a partir de memórias realizadas em uma disciplina de um curso de pós-graduação stricto sensu, de uma IES em Minas Gerais. As aulas presenciais ocorreram durante um semestre letivo, compreendendo 10 encontros de três horas cada um. Esses encontros eram destinados a discussões, debates e reflexões acerca do tema, seguidos da construção de textos denominados “memórias das aprendizagens”, que culminaram neste artigo. Com a construção dessas memórias, foi possível compreender o tema “formação e desenvolvimento profissional docente” a partir dos seguintes subtemas: A docência na contemporaneidade; Conceito de formação de professores e desenvolvimento profissional; Concepções de formação de professores; e Restruturação dos espaços de formação.

 

Palavras-chave: Formação e desenvolvimento profissional docente. Memórias. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Doutoranda Eliane Gonçalves Cordeiro, UNIUBE -UNIVERSIDADE DE UBERABA

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974). Atualmente é tempo contínuo da Universidade de Uberaba (UNIUBE), na coordenação e docência no Curso de Psicologia; Mestre em Educação pela UNIUBE. Trabalhou 26 anos no Sistema de Saúde Pública em São Paulo nas Secretarias da Saúde Municipal e Estadual e de Mairiporã. É aposentada - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Possui título de especialista em Administração Universitária, Saúde Pública, Psicodrama, Filosofia e Existência, Educação na Saúde para Preceptores do SUS e Docência na Saúde.

Doutora Vania Maria de Oliveira Vieira , UNIUBE -UNIVERSIDADE DE UBERABA

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e no PPGE/UNIUBE. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP ? Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola de 2014 a 2016. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa ? GDEPRES - Desenvolvimento Profissional Docente e Representações, certificado pelo CNPq em 2016. Avaliadora ad hoc para Autorização e Reconhecimentos de Cursos e Instituições representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro PPM. 2018. Membro da REED - Red de Estudios sobre Educación. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual.

Doutora Marilene Ribeiro Resende , UNIUBE -UNIVERSIDADE DE UBERABA

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem".Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UNIUBE (1998-2019), coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação (2013-2015). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação no período de 2008 a 2017. Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do Grupo Desenvolvimento Profissional Docente e Representações Sociais ? GDEPRES" e do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP., cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped (2014-2017). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIUBE (desde 2008)Atua como editora da Revista Profissão Docente (desde 2018), ligada ao PPGE/Uniube. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números,matemática na licenciatura e na educação básica, educação algébrica e educação a distância.

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Publicado

17-03-2020

Como Citar

CORDEIRO, Eliane Gonçalves; VIEIRA, VANIA MARIA DE OLIVEIRA; RESENDE , MARILENE RIBEIRO. A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM DISCUSSÃO: MEMÓRIAS DE APRENDIZAGENS. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/865. Acesso em: 25 nov. 2024.