INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO DO RETÂNGULO E TRIÂNGULO
Resumo
O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos alunos do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. A ação pedagógica deu-se com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Dante Mosconi, localizado na cidade de Jataí-GO. O trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do software geogebra na formação dos conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas planas (quadrado, retângulo e triângulo), através da investigação matemática. A atividade foi a partir de uma situação problema real com um espaço (jardim, pátio) do próprio colégio. Investigação matemática em sala de aula foi a metodologia aplicada com o uso do software geogebra. Como referencial teórico referendamos aos autores, Ponte, Brocardo e Oliveira (2016). Ação foi realizada no laboratório de informática em dois momentos cada de 1h30, o primeiro a apresentação do jardim/pátio e o software geogebra, o segundo a situação problema com a intecionalidade da construção dos conceitos matemáticos, com questionamentos como: Qual a quantidade de arame necessária para cercar o espaço? Qual a quantia de tapetes de grama necessária para gramar o espaço? Qual o valor do gasto para gramar o espaço? Os dados foram coletados através das observações durante realização das atividades e por meio de vídeos. Entendemos que o software contribuiu de forma significativa no ensino-aprendizagem dos alunos convocados a descobrir as soluções, assim executaram de forma interativa, participativa e dinâmica, na formação dos conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas planas.