INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO DO RETÂNGULO E TRIÂNGULO

Autores

  • OLIVEIRA, Danilo Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/ Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES https://orcid.org/0000-0002-1477-212X
  • COSTA, Luciana Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • GOMES, Vera Lúcia Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos alunos do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. A ação pedagógica deu-se com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Dante Mosconi, localizado na cidade de Jataí-GO. O trabalho teve por objetivo analisar as contribuições do software geogebra na formação dos conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas planas (quadrado, retângulo e triângulo), através da investigação matemática. A atividade foi a partir de uma situação problema real com um espaço (jardim, pátio) do próprio colégio. Investigação matemática em sala de aula foi a metodologia aplicada com o uso do software geogebra. Como referencial teórico referendamos aos autores, Ponte, Brocardo e Oliveira (2016). Ação foi realizada no laboratório de informática em  dois momentos cada de 1h30, o primeiro a apresentação do jardim/pátio e o software geogebra, o segundo a situação problema com a intecionalidade da construção dos conceitos matemáticos, com questionamentos como: Qual a quantidade de arame necessária para cercar o espaço? Qual a quantia de tapetes de grama necessária para gramar o espaço? Qual o valor do gasto para gramar o espaço? Os dados foram coletados através das observações durante realização das atividades e por meio de vídeos. Entendemos que o software contribuiu de forma significativa no ensino-aprendizagem dos alunos convocados a descobrir as soluções, assim executaram de forma interativa, participativa e dinâmica, na formação dos conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas planas.

Biografia do Autor

OLIVEIRA, Danilo Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/ Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Goiás/câmpus Jataí - GO; Possui Especialização em Gestão e Docência Universitária - UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros (2013). Especializando em Formação em Educação a Distância - UNIP Universidade Paulista. Graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (2008). Atualmente é membro do DEINFO - Departamento de Informática da UNIFIMES. Professor Assistente na UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros, ministrando aulas nos Cursos de: ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS e PEDAGOGIA, nas seguintes Disciplinas: Gestão em Tecnologia e Informação, Governança em Tecnologia da Informação, Auditoria e Segurança, Introdução à Informática, Informática Básica, Gestão da Qualidade de Software e Matemática Básica, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial. É membro do Grupo Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar (NEPEM, CNPq/UniFimes); É membro do Grupo de Pesquisa: TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, do(a) Universidade Federal de Goiás, (CNPq/UFG);

COSTA, Luciana Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Goiás/câmpus Jataí - GO, Especializações: Matemática (2010) e Gestão em Agronegócio (2011), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás-UEG/Câmpus Iporá-GO, Docente na cidade de Caiapônia-GO (1998-2007), ministrando aulas de Matemática e Física, em Escolas e Colégios Estaduais, Coordenadora Pedagógica do Município de Caiapônia (Coordenando 12 escolas Ensino Fundamental, Zonas: Urbana e Rural) e Diretora da Creche do Município no ano de 2005. Banco do Brasil/agência de Caiapônia (2001-2006) Estagiária 2 anos e Contrato por empresas terceirizadas por 4 anos. Encarregada departamentos Administrativos e Financeiro na COMIGO-Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, Loja - unidade de Caiapônia (08/2008-10/2013), Analista Financeiro na empresa Odebrecht Ambiental/Jataí-GO (10/2013-03/2015). SESC-Serviço Social do Comércio/Jataí, Assessora Técnica III/Responsável pela Central de Atendimento aos Clientes e o Setor Financeiro (Atendimento ao Público em geral, cadastro dos clientes, rotinas Administrativas e Financeiras) no período 11/2015-07/2017. Docente na UEG - Universidade Estadual de Goiás/Câmpus de Jataí, admissão em 05/2013 - até o presente momento pelo Regime de contratação temporária, ministrando aulas no período noturno nos Cursos Superiores: Tecnologia em Logística e Tecnologia em Alimentos, ministrando aulas das disciplinas: Matemática Aplicada e Financeira, Cálculo, Fundamentos de Matemática, Estatística Básica e Aplicada. Responsável pela Avaliação Institucional UEG - Câmpus Jataí e Coordenadora de 2 Projetos de Extensão e 1 Projeto de Pesquisa.

GOMES, Vera Lúcia Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal de Goiás/câmpus Jataí - GO, possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), graduação em Ciências Naturais e Matemática - Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Atualmente é professora de Ensino Médio da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA. Atua como profissional liberal na Advocacia.

Duelci Aparecido de Freitas Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

MARQUES OLIVEIRA, Danilo; LUCIANA ALVES DA SILVA COSTA, Luciana; VERA LÚCIA PEREIRA GOMES, Vera; DE FREITAS VAZ, Duelci Aparecido. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO DO RETÂNGULO E TRIÂNGULO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 85–102, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/808. Acesso em: 29 abr. 2024.