SÍNDROME DE BURN-OUT: UM DIAGNÓSTICO MASCARADO

Autores

  • Renata Silva Rezende SAINT ALCUIN OF YORK ANGLICAN COLLEGE
  • Elton Castro Rodrigues dos Santos Agência Educacional Brasileira – AEBRA

Resumo

O trabalho sendo um local que os profissionais passam a maior parte de seu tempo necessita ser um ambiente de bem-estar para proporcionar tanto ao trabalhador quanto aos alunos um local de crescimento e valorização da saúde. O presente artigo visa a saúde mental dos professores no que diz respeito a síndrome de burn-out e as máscaras existentes diante do diagnóstico.  O burn-out é resultado de estresse crônico no ambiente laboral a partir do contato direto com os outros seres humanos gerando uma diminuição da energia e interesse pelo trabalho, afastamento e endurecimento nas relações afetivas e redução da eficácia profissional. A pesquisa bibliográfica do tipo exploratória busca compreender o crescente número de professores adoecidos que mesmo não tendo condições de estar em sala de aula permanecem, afetando a dinâmica de ensino – aprendizagem. Resultado: preconceitos diante do diagnóstico numa sociedade excludente e capitalista justificam os docentes mascararem o próprio diagnóstico. Verifica-se um grande número de discentes recebendo diagnóstico falso negativo para o burn-out e falsos positivos para outros transtornos como: depressão, ansiedade, estresse. Este artigo é resultado de uma análise da realidade dos docentes com proposta de num futuro próximo servir para pesquisas, apontando as causas que levam os docentes e até mesmo profissionais da saúde a mascararem o diagnóstico o que dificulta a intervenção no espaço escolar.

 

Palavras - chave: Síndrome de Burn-out, Docência, Educação;

Biografia do Autor

Renata Silva Rezende, SAINT ALCUIN OF YORK ANGLICAN COLLEGE

Pós graduação em Gestão de Pessoas. Graduação em Psicologia.Cursando mestrado em Ciências da Educação.

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

SILVA REZENDE, Renata; ELTON CASTRO RODRIGUES DOS SANTOS. SÍNDROME DE BURN-OUT: UM DIAGNÓSTICO MASCARADO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 170–184, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/807. Acesso em: 22 nov. 2024.