A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICO-CIENTÍFICAS PELO VIÉS DA TRANSDISCIPLINARIDADE
Resumo
RESUMO
Este artigo busca apresentar os pressupostos teóricos, históricos e etimológicos das múltiplas faces do processo avaliativo e suas ferramentas metodológicas, pela perspectiva da transdisciplinaridade, trazendo de forma clara e específica o pensar científico de autores desta temática, abrangendo educadores e acadêmicos dos cursos de formação de professores e demais licenciaturas. Tem objetivo buscar nortear o pensamento científico no que tange à avaliação na perspectiva da transdisciplinaridade. Promover apontamentos sobre a utilização dos métodos avaliativos como instrumentos para o desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem, buscando aperfeiçoar a construção do ato cognitivo e reflexivo do aluno em uma visão transdisciplinar. Compreender o aprendente como um ser transdisciplinar. Para tanto, sobre a avaliação da aprendizagem serão utilizados autores como Demo (1996 – 2002), Depresbiteris (1989), Luckesi (2010), Hoffmann (2001 – 2005) com apontamentos e pareceres de Haydt (2003) e Ferrari (2006) e sobre a transdisciplinaridade serão abordados Suanno (2019), Sant’ana (2019), Sabota (2019), Moraes (2015), Navas (2015) e para complementação e apontamentos, Moran (2000), Masetto (2000) e Behrens (2000).
Palavras-chave: Avaliação. Transdisciplinaridade. Aprendizagem.