O CONHECIMENTO SOBRE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DA ÁGUA E SEUS EFLUENTES: VISÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Sabe-se que a água é o elemento fundamental para a vida e sua importância dentro dos padrões necessários para consumo de uma água potável. Muitos são os agentes poluentes dos cursos d’água e as estações de tratamento da água e de efluentes como o esgoto têm importante papel no contexto da educação ambiental. O presente estudo teve por objetivo analisar a visão de professores de biologia do ensino médio sobre a importância de transmitir os conhecimentos sobre as estações de tratamento de água e esgoto, dentro da educação ambiental. Assim, professores do ensino médio de biologia foram questionados quanto aos seus conhecimentos sobre educação ambiental e a importância das estações de tratamento, tanto de água como a estação de esgoto. Este estudo foi desenvolvido em 4 escolas públicas de Goiânia–GO. As questões de ensino-aprendizagem relacionadas a educação ambiental são fundamentais e a sensibilização de todos os participantes envolvidos, desde os próprios professores e alunos deve ocorrer para que espalhem seus conhecimentos pela comunidade para se obter melhores resultados. Não basta apenas a inclusão da Educação Ambiental na estrutura curricular para conseguir mudar atitudes. É necessário que haja comprometimento, vontade, conscientização da importância de se adotar posturas pessoais e comportamentos sociais e ambientais corretos que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis.