O CONHECIMENTO SOBRE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DA ÁGUA E SEUS EFLUENTES: VISÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Sabe-se que a água é o elemento fundamental para a vida e sua importância dentro dos padrões necessários para consumo de uma água potável. Muitos são os agentes poluentes dos cursos d’água e as estações de tratamento da água e de efluentes como o esgoto têm importante papel no contexto da educação ambiental. O presente estudo teve por objetivo analisar a visão de professores de biologia do ensino médio sobre a importância de transmitir os conhecimentos sobre as estações de tratamento de água e esgoto, dentro da educação ambiental. Assim, professores do ensino médio de biologia foram questionados quanto aos seus conhecimentos sobre educação ambiental e a importância das estações de tratamento, tanto de água como a estação de esgoto. Este estudo foi desenvolvido em 4 escolas públicas de Goiânia–GO. As questões de ensino-aprendizagem relacionadas a educação ambiental são fundamentais e a sensibilização de todos os participantes envolvidos, desde os próprios professores e alunos deve ocorrer para que espalhem seus conhecimentos pela comunidade para se obter melhores resultados. Não basta apenas a inclusão da Educação Ambiental na estrutura curricular para conseguir mudar atitudes. É necessário que haja comprometimento, vontade, conscientização da importância de se adotar posturas pessoais e comportamentos sociais e ambientais corretos que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis.

Biografia do Autor

Tayanny Chrissy Arantes Dias

Bacharel em Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás

Hélcio Marques Júnior

Mestre em Ecologia e Produção Sustentável, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Faculdade Araguaia

Jalsi Tacon Arruda, Universidade Federal de Goiás

Bióloga - bacharelado e licenciatura - graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005), bolsista Iniciação Científica (Bic-PUC 2003 e Pibic-CNPq 2004). Especialista em Genética pela PUC Goiás (2007). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás, bolsista CNPq (2009). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, bolsista CAPES (2013). Graduanda em Biomedicina pela UFG (2014). Pós-Doutorado em Ciências Biológicas - UFG (bolsista PNPD-CAPES 2015-2016). Participa de pesquisas no Laboratório de Genética Molecular e Citogenética - ICB1-UFG. Possui ampla experiência em genética, biologia molecular, anatomia, fisiologia, reprodução humana e atua na docência. Participa de projetos de pesquisa em parceria com outras Instituições de Ensino Superior. http://www.researcherid.com/rid/H-6112-2012 ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7091-4850

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Publicado

03-07-2021

Como Citar

ARANTES DIAS, Tayanny Chrissy; MARQUES JÚNIOR, Hélcio; ARRUDA, Jalsi Tacon. O CONHECIMENTO SOBRE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DA ÁGUA E SEUS EFLUENTES: VISÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 03–10, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/621. Acesso em: 27 nov. 2024.