CONFIABILIDADE INTRA E INTER AVALIADORES DO MÉTODO DE FLEXCURVA® PARA AVALIAÇÃO DO ÂNGULO DE CIFOSE TORÁCICA EM ESCOLARES.

Autores

  • Patrícia Maria de Melo Carvalho UNIPAC Centro Universitário Presidente Antônio Carlos https://orcid.org/0000-0001-7216-1629
  • Thais Mota Figueiredo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.
  • Rosana Pereira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.
  • Cláudia Maria Miranda de Figeiredo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

Resumo

Introdução: A postura corporal deve ser levada em consideração, principalmente durante a idade escolar, uma faixa etária considerada ideal, para recuperar desvios da coluna. Alterações posturais são consideradas um problema sério de saúde pública que pode incapacitar definitiva ou temporariamente, e ainda não há um consenso do ideal no que refere ao método para avaliação destas alterações. Objetivo: avaliar a curvatura da Cifose Torácica em crianças e verificar a confiabilidade da medida intra e inter dias entre dois avaliadores, através do método da Flexicurva®. Métodos: O estudo analítico, observacional e transversal teve uma amostra composta por 25 crianças, na faixa etária entre 6 e 10 anos (8,38 ±1,32 anos), estudantes de um Centro Multidisciplinar de Estudos Especiais. A amostra foi submetida a duas avaliações posturais, sendo uma no mesmo dia e a outra uma semana após com dois avaliadores distintos. Foram utilizados e aplicados critérios de inclusão e exclusão, para realização do método da Flexicurva®. A régua foi colocada e moldada no dorso dos participantes e, após, a curvatura obtida foi transcrita em papel milimetrado, para o cálculo do ângulo de cifose. Resultados: Verificou-se que nenhuma das Crianças apresentou Hipercifose Torácica com Ângulo de Cifose Torácica >50º. Para os valores de retificação e normalidade os resultados foram, respectivamente, 68% e 32%. Observou-se correlação positiva forte estatisticamente significativa entre as variáveis inter dias (r=0,93, p<0,001 vs. r=0,87, p<0,003) e intra dia (r=0,98, p<0,001) entre os dois avaliadores. Conclusão: A Flexicurva®. mostrou-se um método confiável para medida da curvatura de cifose torácica.

Biografia do Autor

Patrícia Maria de Melo Carvalho, UNIPAC Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2002). Especialização em Fisioterapia Pneumo Funcional Avançada UCB-RJ (2004), Especialização em Gestão de Programa de Saúde da Família (2004). Especialização em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia UVA-RJ (2010). Especialização em Atividade Física e Reabilitação Cardíaca UFJF-MG (2012). Atualmente é Coordenadora dos Curso de Fisioterapia da UNIPAC (2012). Atua como Supervisora de Estágio Supervisionado na Clínica Escola Vera Tamm de Andrada da UNIPAC, na área de Órteses e Próteses. Foi coordenadora do curso de Enfermagem do UNIPAC (2016-2019). Foi parecerista do Comitê de Ética e Pesquisa(CEP) da UNIPAC. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica Pedagógica, Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Respiratória, Amputação e Órteses e Próteses e Programas de Saúde da Família. Ministrou disciplinas de Fisiologia Humana, Anatomia Básica, Anatomia Ósteo mio articular, Biofísica nos Cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Ministrou disciplinas de Fisioterapia em Oncologia e Cuidados Paliativos, Fisioterapia Pneumofuncional e Clínica Pneumológica no Curso de Fisioterapia.

Thais Mota Figueiredo, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Presidente Antônio Carlos-UNIPAC Barbacena (2014). Atualmente atua como Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Prefeitura Municipal de Mercês-MG, com ênfase nas ações de apoio: promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, visitas domiciliares para avaliação e atendimento dos pacientes restritos ou acamados, atendimento dos pacientes idosos do Lar Nossa Senhora das Mercês em Mercês-MG, trabalho com grupos operativos, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida.

Rosana Pereira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena. Atua em Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Especialização em Fisioterapia Pneumofuncional.           

Cláudia Maria Miranda de Figeiredo, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- UNIPAC /Barbacena.

Formada em Fisioterapia e Administração de Empresas. MBA Executiva em Gestão de IES. Pós Graduada - ESPECIALISTA em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Pneumofuncional - É Professora e Supervisora de Estágio da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - Barbacena - Minas Gerais. desde 2005. Fisioterapeuta Efetiva do Hospital Regional Barbacena e membro da NUPAT ( Núcleo de Prevenção Acidentes de Trabalho) - HRB - FHEMIG - desde 2014. Fisioterapeuta Responsável CTI - Santa Casa de Misericórdia - Barbacena - Minas Gerais. desde 12/2015. Tem experiência na área de Docência em Fisioterapia, Fisioterapia Hospitalar, Atendimento Pacientes de cuidados prolongados em domicílio. Fisioterapia do Trabalho Fisioterapeuta do Trabalho ERGOM - CORREIOS- Barbacena de 2009 a 2013. Atua na área de Palestras e Cursos na Área de Saúde do Trabalhador e Fisioterapia Hospitalar e Educação em Saúde. É Perita Plena credenciada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Forense. Fisioterapeuta SESI - CORREIOS - 2015 a 2016 - Barbacena - Minas Gerais.

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Publicado

10-10-2019

Como Citar

MARIA DE MELO CARVALHO, Patrícia; MOTA FIGUEIREDO, Thais; PEREIRA, Rosana; MARIA MIRANDA DE FIGEIREDO, Cláudia. CONFIABILIDADE INTRA E INTER AVALIADORES DO MÉTODO DE FLEXCURVA® PARA AVALIAÇÃO DO ÂNGULO DE CIFOSE TORÁCICA EM ESCOLARES. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/606. Acesso em: 9 maio. 2024.