A UTILIZAÇÃO DE CANTIGAS POPULARES EM SALA DE AULA NUMA ABORDAGEM E-ARTE/EDUCATIVA PARA O LETRAMENTO
Resumo
O presente artigo baseia-se em discussões motivadas pelo curso de pós-graduação em Arte/educação Intermidiática Digital da Universidade Federal de Goiás – UFG – questões estas que suscitam reflexões sobre a utilização da e-arte/educação intermidiática digital como forma de melhorar a qualidade do ensino. A Educação Infantil fornece um repertório importante de cantigas, parlendas e outros textos de domínio público que podem contribuir para o processo de aquisição da leitura e da escrita – processo a ser trabalhado, posteriormente, no Ensino Fundamental. Partindo deste pressuposto, esse trabalho procurou utilizar cantigas populares como ferramenta na alfabetização de uma forma integrada à tecnologia, demonstrando sua utilização por meio de aplicativos para celular. A produção de uma poésis com base em cantigas trouxe à tona a importância de utilizar gêneros textuais e a música para dinamizar o trabalho na alfabetização. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. A fundamentação teórica é baseada em autores, como Soares (2012) e Carvalho (2005), que discutem a aquisição do sistema de escrita, Souza e Leal (2012) discutindo a importância dos gêneros textuais na alfabetização, Loureiro (2003), Brito (2003) e Granja (2006) sobre música para crianças e canto no contexto escolar, e Cunha (2012) que traz a abordagem da e-arte/educação. O campo de atuação escolhido foi o 2º ano de alfabetização na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros. Espera-se que este estudo seja motivador a todos os professores e alfabetizadores uma vez que alia música, tecnologia e educação no processo de ensino e aquisição da leitura e escrita.