A UTILIZAÇÃO DE CANTIGAS POPULARES EM SALA DE AULA NUMA ABORDAGEM E-ARTE/EDUCATIVA PARA O LETRAMENTO

Autores

  • Maria Cecília Silva de Amorim Secretaria Municipal de Educação - Luziânia Go
  • Nilceia Protásio Universidade Federal de Goiás - UFG

Resumo

O presente artigo baseia-se em discussões motivadas pelo curso de pós-graduação em Arte/educação Intermidiática Digital da Universidade Federal de Goiás – UFG – questões estas que suscitam reflexões sobre a utilização da e-arte/educação intermidiática digital como forma de melhorar a qualidade do ensino. A Educação Infantil fornece um repertório importante de cantigas, parlendas e outros textos de domínio público que podem contribuir para o processo de aquisição da leitura e da escrita – processo a ser trabalhado, posteriormente, no Ensino Fundamental. Partindo deste pressuposto, esse trabalho procurou utilizar cantigas populares como ferramenta na alfabetização de uma forma integrada à tecnologia, demonstrando sua utilização por meio de aplicativos para celular. A produção de uma poésis com base em cantigas trouxe à tona a importância de utilizar gêneros textuais e a música para dinamizar o trabalho na alfabetização. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. A fundamentação teórica é baseada em autores, como Soares (2012) e Carvalho (2005), que discutem a aquisição do sistema de escrita, Souza e Leal (2012) discutindo a importância dos gêneros textuais na alfabetização, Loureiro (2003), Brito (2003) e Granja (2006) sobre música para crianças e canto no contexto escolar,  e Cunha (2012) que traz a abordagem da e-arte/educação. O campo de atuação escolhido foi o 2º ano de alfabetização na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros. Espera-se que este estudo seja motivador a todos os professores e alfabetizadores uma vez que alia música, tecnologia e educação no processo de ensino e aquisição da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Maria Cecília Silva de Amorim, Secretaria Municipal de Educação - Luziânia Go

Pedagoga, psicopedagoga pela UEG. ESpecializanda em Arte Educação Intermidiática Digital pela UFG.

Nilceia Protásio, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação e Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bacharel em Música, instrumento Piano, pela Universidade Federal de Goiás. Professora adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), atua na graduação e na pós-graduação, especialmente com práticas de ensino de música e metodologia da pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de educação musical, contemplando temáticas ligadas à formação de professores, metodologia do ensino de música e música no contexto escolar. Integra comitês científicos de diversos eventos e atua como parecerista em revistas da área de música. Foi coordenadora da área de Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Goiás. É coordenadora da Comissão de Pesquisa da EMAC/UFG e Representante Estadual de Goiás da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

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Publicado

10-10-2019

Como Citar

AMORIM, Maria Cecília Silva de; PROTÁSIO, Nilceia. A UTILIZAÇÃO DE CANTIGAS POPULARES EM SALA DE AULA NUMA ABORDAGEM E-ARTE/EDUCATIVA PARA O LETRAMENTO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 3, n. 1, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/603. Acesso em: 22 dez. 2024.