POESIA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA METODOLOGIA VIÁVEL NO PROCESSO FORMATIVO
Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o uso da poesia como uma possível metodologia da aprendizagem significativa e surgiu a partir das discussões do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Discute como a poesia pode contribuir para uma formação de qualidade e ainda romper com a aprendizagem mecânica e fragmentada. Nesse sentido, apresenta o conceito de poesia e como trabalhar a mesma em sala de aula. Dessa forma, é apresentada também a teoria da aprendizagem significativa embasada na teoria do escritor David Ausubel, como colocá-la em prática e suas principais metodologias. Relatando que os professores necessitam conhecer os estudantes com os quais trabalham, por meio da construção de mapas conceituais, ressaltando dessa forma quais são os subsunçores e os conhecimentos prévios de cada estudante. Destarte, expõe-se no trabalho em questão, a importância da mediação professor-aluno, situação esta que os estudantes se sintam amparados e confiantes. Para tanto o trabalho valer se a da metodologia de revisão bibliógrafica de vários autores que discorrem sobre o tema. Dentre eles Ausubel (1982), Kochhann e Moraes (2014), Paz (1982), Santos e Libâneo (2012), Guimarães (2010).