ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOLEDO – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.4390Palavras-chave:
Estatística espacial, Desempenho escolar, Índice de Moran, LISA, Geolocalização, Educação, ClustersResumo
Este estudo investiga a aplicação da estatística espacial no desempenho em Matemática de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental nas 24 escolas municipais de Toledo, Paraná. Ferramentas como o Índice I de Moran e o índice LISA foram empregadas para identificar clusters espaciais de desempenho. A análise revelou que 14 escolas apresentaram clusters significativos, sendo 7 no quadrante Alto-Alto (desempenho elevado) e 7 no quadrante Baixo-Baixo (desempenho baixo). O Índice I de Moran global foi de 0,199, indicando uma leve autocorrelação espacial positiva. Além disso, 10 escolas ficaram localizadas nos quadrantes Alto-Baixo e Baixo-Alto, evidenciando contrastes locais significativos. Esses resultados destacam desigualdades regionais que requerem intervenções específicas em áreas com baixo desempenho.
