ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOLEDO – PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.4390

Palavras-chave:

Estatística espacial, Desempenho escolar, Índice de Moran, LISA, Geolocalização, Educação, Clusters

Resumo

Este estudo investiga a aplicação da estatística espacial no desempenho em Matemática de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental nas 24 escolas municipais de Toledo, Paraná. Ferramentas como o Índice I de Moran e o índice LISA foram empregadas para identificar clusters espaciais de desempenho. A análise revelou que 14 escolas apresentaram clusters significativos, sendo 7 no quadrante Alto-Alto (desempenho elevado) e 7 no quadrante Baixo-Baixo (desempenho baixo). O Índice I de Moran global foi de 0,199, indicando uma leve autocorrelação espacial positiva. Além disso, 10 escolas ficaram localizadas nos quadrantes Alto-Baixo e Baixo-Alto, evidenciando contrastes locais significativos. Esses resultados destacam desigualdades regionais que requerem intervenções específicas em áreas com baixo desempenho.

Biografia do Autor

Gustavo Dalposso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Matemático. Doutor em Engenharia Agrícola pela UNIOESTE. Docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Biociências da UTFPR, Campus Toledo.

Renato Francisco Merli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Educador Matemático. Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela UNIOESTE. Docente no Programa de Mestrado Profissional em Matemática da UTFPR, Campus Toledo

Valdecir Neumann, Prefeitura do Municipio de Toledo

Analista de Sistemas pela FASUL – Faculdade Sul Brasil. Licenciando em Matemática pela UTFPR. Analista de Sistemas na Prefeitura Municipal de Toledo – PR

Downloads

Publicado

06-06-2025

Como Citar

DALPOSSO, Gustavo; MERLI, Renato Francisco; NEUMANN, Valdecir. ANÁLISE DE PADRÕES ESPACIAIS NO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TOLEDO – PARANÁ. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 246–259, 2025. DOI: 10.35685/revintera.v7i1.4390. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/4390. Acesso em: 7 jun. 2025.