A HISTORICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: DA TENDÊNCIA TECNICISTA À CRÍTICA

Autores

  • Ana Paula Arantes da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Andrea kochhann Universidade Estadual de Goiás

Resumo

No presente artigo, discutiu-se a história da pedagogia no Brasil desde a sua criação, por meio dos marcos legais a tendência tecnicista e crítica, sendo eles: 1939 com a instituição do curso e o padrão federal, os Pareceres CNE/CP n° 251/1962 e n° 252/1969, e a Resolução CNE/CP n° 01/2006. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n° 9.394/1996, responsável por levantar a discussão a respeito da formação de professores para a educação infantil e anos finais do ensino fundamental I, de modo que a legitimidade do curso de Pedagogia foi questionada. De modo, que formou-se uma intensa discussão referente a identidade do pedagogo, na qual perdurou por anos. O trabalho está vinculado ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.

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Publicado

23-12-2018

Como Citar

ARANTES DA SILVA, Ana Paula; KOCHHANN, Andrea. A HISTORICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: DA TENDÊNCIA TECNICISTA À CRÍTICA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 49–69, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/431. Acesso em: 22 dez. 2024.