UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA BOTÂNICA NAS HABILIDADES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA

Autores

  • Rosane Carvalho Leite IFPI
  • Rute de Sousa Rodrigues Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.3787

Palavras-chave:

Biologia Vegetal, Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio

Resumo

O ensino de Biologia percorreu toda uma trajetória até os dias de hoje, no qual os currículos atuais orientam-se pela Base nacional Comum Curricular (2018) para a Educação Básica. Logo nosso objetivo geral é analisar a abordagem da temática Botânica na BNCC para sua compreensão nas habilidades e competências do 3º ano do Ensino Médio no componente curricular de Biologia. Este estudo tem natureza qualitativa do tipo descritivo-analítica, tendo em vista os objetivos traçados. Para a análise assuntos de botânica do 3º ano do Ensino Médio de acordo com a proposta da BNCC, foram elencados os seguintes pontos de orientação relacionados aos conteúdos de biologia, sendo estes critérios definidos para facilitar a análise descritiva-analítica com uma abordagem qualitativa da pesquisa na Base Nacional Comum Curricular: Clareza dos conceitos e conteúdo; Interdisciplinaridade dos conteúdos com a Botânica; Contextualização; Estudos da histologia vegetal Fisiologia vegetal Fitopatologia Botânica aplicada Morfologia vegetal. Diante das análises feitas a fim de identificar como a BNCC trata a temática Botânica no 3º Ensino Médio, o documento não aborda especificamente as temáticas da botânica, na sua maioria são propostas temáticas que fazem interdisciplinaridade com a mesma. Concluímos que é necessário uma que se tenha uma revisão na BNCC para melhor abordagem quanto aos conteúdos e tópicos da área botânica, quantos também nas estratégias que são utilizadas para fazer a mediação do ensino.

Downloads

Publicado

16-12-2024

Como Citar

CARVALHO LEITE, Rosane; DE SOUSA RODRIGUES, Rute. UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA BOTÂNICA NAS HABILIDADES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 276–289, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v6i1.3787. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3787. Acesso em: 21 dez. 2024.