A INFLUÊNCIA DA ORATÓRIA DE MARCO TÚLIO CÍCERO NA EDUCAÇÃO RETÓRICA DO RATIO STUDIORUM

Autores

  • Gabriel Mingareli Cavalini Universidade Estadual de Maringá
  • Alexandre Souza Franco

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3702

Palavras-chave:

Educação, Retórica, Renascença, Humanitas

Resumo

Neste trabalho, tem-se por objetivo mostrar a influência da oratória de Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) na educação retórica do Ratio Studiorum. Nas pegadas desse processo, apresenta-se um panorama geral dos livros retóricos de Cícero e a proposta do filósofo para a formação do perfeito orador, que se dava por meio de três características essenciais: disposição natural, conhecimento das técnicas do discurso e profunda cultura. Esse ideal humanista do orador ciceroniano fomentará o discurso humanista do século XVI. A Companhia de Jesus, nascida nesse contexto e imbuída pelo espírito humanista de seu tempo, encontrará em Cícero a base da proposta formativa da eloquência, expressa no Ratio Studiorum. Tal formação se dava por meio dos estudos de Gramática, Humanidades e Retórica, tendo por metodologia a prática de preleções, traduções e exercícios de memória.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

CAVALINI, Gabriel Mingareli; FRANCO, Alexandre Souza. A INFLUÊNCIA DA ORATÓRIA DE MARCO TÚLIO CÍCERO NA EDUCAÇÃO RETÓRICA DO RATIO STUDIORUM . Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 26–40, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v5i2.3702. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3702. Acesso em: 22 dez. 2024.