A INFLUÊNCIA DA ORATÓRIA DE MARCO TÚLIO CÍCERO NA EDUCAÇÃO RETÓRICA DO RATIO STUDIORUM
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3702Palavras-chave:
Educação, Retórica, Renascença, HumanitasResumo
Neste trabalho, tem-se por objetivo mostrar a influência da oratória de Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.) na educação retórica do Ratio Studiorum. Nas pegadas desse processo, apresenta-se um panorama geral dos livros retóricos de Cícero e a proposta do filósofo para a formação do perfeito orador, que se dava por meio de três características essenciais: disposição natural, conhecimento das técnicas do discurso e profunda cultura. Esse ideal humanista do orador ciceroniano fomentará o discurso humanista do século XVI. A Companhia de Jesus, nascida nesse contexto e imbuída pelo espírito humanista de seu tempo, encontrará em Cícero a base da proposta formativa da eloquência, expressa no Ratio Studiorum. Tal formação se dava por meio dos estudos de Gramática, Humanidades e Retórica, tendo por metodologia a prática de preleções, traduções e exercícios de memória.