A AÇÃO COMUNICATIVA E OS CORPOS INDÓCEIS: UMA REFLEXÃO SOBRE ETNOPOLÍTICAS DE CIDADANIA COM IMIGRANTES AFRICANOS NA GRANDE LISBOA

Autores

  • Carolina Olmedo Méndez Universidade Federal de Sergipe
  • Allisson Goes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ação Comunicativa, Africanos na Grande Lisboa, Etnopolíticas de Cidadania

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar uma reflexão e relação das ideias de Jurgen Habermas (1988, 2010a; 2010b) com o trabalho de Chiara Pussetti (2015) referente às etnopolíticas de cidadania e a intervenção do setor social que exercem influência nas vidas de imigrantes africanos na Grande Lisboa, normatizando sua conduta, corporeidade e moral. As referidas etnopolíticas dizem respeito ao processo de esterilização das mulheres a partir de um discurso etno/eurocêntrico que classifica os africanos como sujeitos faltosos em relação à responsabilidade materna e paterna, incapazes de se autogerir, portanto, o setor de assistência social se vê na “missão” de educá-los para se tornarem bons cidadãos. Com base em na leitura habermasiana, propomos refletir sobre como é dada a ação comunicativa na tentativa de integração dos imigrantes na sociedade de acolhida, a região da Grande Lisboa, por meio da disciplina e controle de seus corpos considerando os elementos no jogo de linguagem em dito processo. A partir de um levantamento bibliográfico e do confrontamento das referências, concluímos que a proposta de Pussetti (2015) exemplificada pelo fenômeno das implementações das políticas e projetos etnoraciais nos permite pensar no alcance delas e suas consequências na perpetuação de dominação do colonizador sobre o corpo dos colonizados, embora estes tenham feito o caminho inverso, ou seja, os africanos migraram para Portugal e lá são submetidos às referidas etnopolíticas.

Biografia do Autor

Carolina Olmedo Méndez, Universidade Federal de Sergipe

Bacharela em Ciências Sociais (DCS/ UFS) Mestra em Sociologia (PPGS/UFS). Doutoranda em Sociologia (PPGS/UFS).

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

OLMEDO MÉNDEZ, Carolina; GOES, Allisson. A AÇÃO COMUNICATIVA E OS CORPOS INDÓCEIS: UMA REFLEXÃO SOBRE ETNOPOLÍTICAS DE CIDADANIA COM IMIGRANTES AFRICANOS NA GRANDE LISBOA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 264–278, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3692. Acesso em: 28 abr. 2024.