A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM VALENÇA DO PIAUÍ-PI
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3691Palavras-chave:
Estudantes surdos, Ciências da Natureza, Inclusão, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo apresenta um estudo desenvolvido em escolas da rede pública de ensino do município de Valença do Piauí a partir da problemática: qual a percepção que os professores de Ciências da Natureza apresentam em relação à aprendizagem do estudante surdo? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral analisar a percepção dos professores de Ciências da Natureza em relação à aprendizagem do estudante surdo. Tomou-se como referencial teórico autores abalizados na produção de conhecimentos sobre a inclusão do estudante surdo (Coelho, 2015; Sánchez, 20015), o ensino de Ciências para estudantes surdos (Oliveira; Benite, 2015) e a formação de docentes para esse público específico (Lacerda, 2006). Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória, com estudo de caso, por meio de questionários semiestruturados aplicados aos professores que tinham estudantes surdos em suas salas de ensino regular. A partir da análise das percepções dos professores, constatou-se a necessidade urgente de formação permanente de professores para o trabalho com os estudantes surdos no município, visando desenvolver competências e habilidades específicas para que sejam capazes de atender às necessidades deste público-alvo.