A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM VALENÇA DO PIAUÍ-PI

Autores

  • Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Andressa Gonçalves de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Palavras-chave:

Estudantes surdos, Ciências da Natureza, Inclusão, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo desenvolvido em escolas da rede pública de ensino do município de Valença do Piauí a partir da problemática: qual a percepção que os professores de Ciências da Natureza apresentam em relação à aprendizagem do estudante surdo? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral analisar a percepção dos professores de Ciências da Natureza em relação à aprendizagem do estudante surdo. Tomou-se como referencial teórico autores abalizados na produção de conhecimentos sobre a inclusão do estudante surdo (Coelho, 2015; Sánchez, 20015), o ensino de Ciências para estudantes surdos (Oliveira; Benite, 2015) e a formação de docentes para esse público específico (Lacerda, 2006). Utilizou-se como percurso metodológico a pesquisa exploratória, com estudo de caso, por meio de questionários semiestruturados aplicados aos professores que tinham estudantes surdos em suas salas de ensino regular. A partir da análise das percepções dos professores, constatou-se a necessidade urgente de formação permanente de professores para o trabalho com os estudantes surdos no município, visando desenvolver competências e habilidades específicas para que sejam capazes de atender às necessidades deste público-alvo.

Biografia do Autor

Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI, no Campus de Valença do Piauí. E-mail: allanfigueiredo.prof@gmail.com.

Andressa Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –
IFPI, no Campus de Valença do Piauí. E-mail: andressagoncalves144@gmail.com.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

FIGUEIREDO, Allan Diêgo Rodrigues; LIMA, Andressa Gonçalves de. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM VALENÇA DO PIAUÍ-PI. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 209–226, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3691. Acesso em: 27 abr. 2024.