A CIÊNCIA DA AGROECOLOGIA E SUAS INTERFACES COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3690Palavras-chave:
Agroecologia, Ciência, Currículo Escolar, GeografiaResumo
O texto aborda a temática da agroecologia, a qual é considerada uma ciência com conteúdos passíveis de inclusão no currículo de Geografia. Esse enfoque se baseia nas Diretrizes Curriculares para o Estado do Paraná. A abordagem empregada envolveu a análise de fontes bibliográficas e documentos, com ênfase na exploração da literatura que discute o conceito de agroecologia em relação ao plano de estudos da disciplina de Geografia. O propósito subjacente é destacar a intersecção entre essas duas disciplinas, o que se torna evidente ao observar as abordagens relacionadas à sustentabilidade a partir da Dimensão Econômica do Espaço Geográfico, presente nas diretrizes curriculares estaduais (DCE). Em última análise, a pesquisa conclui que a incorporação da agroecologia como temática é altamente relevante para os conteúdos geográficos. Isso atende à demanda por um currículo que promova uma perspectiva sustentável, valorizando aspectos populares, sociais e culturais sem comprometer suas bases científicas.