CONEXÕES ENTRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: PERSPECTIVA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.3689Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Conexões, Conteúdos MatemáticosResumo
Este artigo teve por objetivo analisar se os professores de matemática do Ensino Médio estabelecem para seus alunos conexões entre os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. As discussões partiram da necessidade de se perceber que ao ensinar os conteúdos matemáticos, não basta trabalhar os mesmos de forma isolada. É importante estabelecer as relações e as conexões entre os diversos eixos temáticos, para que os alunos possam adquirir por meio dessa articulação um conhecimento profundo e diversificado. O estudo é fruto de uma pesquisa de campo que se insere numa abordagem qualitativa. Foi realizada com seis professoras de matemática que lecionam no Ensino Médio, nos turnos matutino e/ou vespertino de três colégios da rede estadual da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: questionário semiestruturado e entrevista narrativa. Através dos informações obtidas, foi possível perceber que parte das professoras pesquisadas aborda algumas importantes relações entre conteúdos matemáticos, dentro da sala de aula. Além disso, ficou evidente nos posicionamentos dessas professoras que a conexão entre os conteúdos é uma maneira de proporcionar uma aprendizagem significativa para os educandos. Por outro lado, nota-se que algumas das professoras se preocupam em trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, mas não evidenciam as relações entre eles.