CONEXÕES ENTRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: PERSPECTIVA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Conexões, Conteúdos Matemáticos

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar se os professores de matemática do Ensino Médio estabelecem para seus alunos conexões entre os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. As discussões partiram da necessidade de se perceber que ao ensinar os conteúdos matemáticos, não basta trabalhar os mesmos de forma isolada. É importante estabelecer as relações e as conexões entre os diversos eixos temáticos, para que os alunos possam adquirir por meio dessa articulação um conhecimento profundo e diversificado. O estudo é fruto de uma pesquisa de campo que se insere numa abordagem qualitativa. Foi realizada com seis professoras de matemática que lecionam no Ensino Médio, nos turnos matutino e/ou vespertino de três colégios da rede estadual da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram: questionário semiestruturado e entrevista narrativa. Através dos informações obtidas, foi possível perceber que parte das professoras pesquisadas aborda algumas importantes relações entre conteúdos matemáticos, dentro da sala de aula. Além disso, ficou evidente nos posicionamentos dessas professoras que a conexão entre os conteúdos é uma maneira de proporcionar uma aprendizagem significativa para os educandos. Por outro lado, nota-se que algumas das professoras se preocupam em trabalhar os conteúdos de maneira contextualizada, mas não evidenciam as relações entre eles.

Biografia do Autor

Gevando Lopes Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou como monitor de ensino dos componentes curriculares Desenho Geométrico, Álgebra Linear I e Cálculo Diferencial e Integral II; participou como bolsista de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto interdisciplinar intitulado "Iniciação à Docência: uma colaboração entre áreas, sujeitos e espaços"; atuou como professor substituto do Colégio Estadual Teixeira de Freitas e trabalhou como monitor de ensino da disciplina Matemática no programa Universidade Para Todos (UPT). Atualmente é professor de Matemática na rede municipal de Quixabeira ? BA e, também, da rede estadual de ensino.

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS/PPGED (2022). Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MPEJA (2018). Especialista em: Gestão em Educação: Orientação e Supervisão (2023), Tópicos Especiais de Matemática (2020), Ensino de Matemática (2018), Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015) e Gestão Escolar (2008). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação (2021) e em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE, Campus Santa Maria da Boa Vista. É Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEMat (IFSertãoPE/CNPq) e editor da Revista Baiana de Educação Matemática - RBEM.

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

SANTOS, Gevando Lopes; RICARDO LUCAS VIEIRA, André. CONEXÕES ENTRE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: PERSPECTIVA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 227–242, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3689. Acesso em: 28 abr. 2024.