INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA PELA LÍNGUA: ÓDIO E INTOLERÂNCIA NOS DISCURSOS DE BOLSONARO

Autores

Palavras-chave:

Violência linguística, Minorias, Análise de Discurso Crítica, Bolsonaro

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o discurso intolerante e de fomento ao ódio do presidente Jair Bolsonaro à luz da Análise de Discurso Crítica. Essa proposta surgiu da necessidade científica de se refletir acerca da naturalização (TEO, 2000) como o chefe do Estado brasileiro tem externado incitações ao ódio contra as minorias como índios, negros, nordestinos, políticos da oposição, justiça, mulheres, comunidade LGBTQI+, dentre outros incontáveis alvos. O grande objetivo deste trabalho é analisar, sob a ótica da Análise de Discurso Crítica, os mecanismos linguístico-semióticos e de hegemonia e poder como se dá essa naturalização, e, sobremodo, como desnaturalizá-la. A metodologia adotada será demarcada pelos aportes e encaminhamentos multiteóricos, multimetodológicos e transdisciplinares da ACD, a partir da análise e discussão dos discursos produzidos pelo sujeito da pesquisa, tendo a abordagem da pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

Taysa Mércia Dos Santos Souza Damaceno, UFS

Doutora em Linguística Aplicada pela UFRN e Mestra em Letras pela UFS. Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Orienta pesquisas em Estudos Críticos do Discurso e Multiletramentos. 

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

CARDOSO DA SILVEIRA NETO, Joaquim; DOS SANTOS SOUZA DAMACENO, Taysa Mércia. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA PELA LÍNGUA: ÓDIO E INTOLERÂNCIA NOS DISCURSOS DE BOLSONARO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 77–91, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3688. Acesso em: 27 abr. 2024.