INFLUXO DA ESCOLA DE FRANKFURT NO PENSAMENTO DECOLONIAL: BREVE ANÁLISE SOBRE A TEORIA CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Decolonialidade, Escola de Frankfurt, Teoria Crítica

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a influência da chamada Escola de Frankfurt sobre o esboço analítico e metodológico do pensamento decolonial latino-americano. Para isso, foi abordada uma breve análise histórica da chamada Teoria Crítica dos pensadores frankfurtianos, principalmente Horkheimer e Adorno e suas análises críticas da sociedade de consumo do Ocidente, procurando abordar de que maneira aquela teoria influenciou as análises posteriores de autores decoloniais, com menção especial a Aníbal Quijano e sua teoria da Colonialidade do poder e Edgardo Lander com sua teoria da Colonialidade do saber. Dessa forma, será demonstrado que a influência de uma parte da teoria crítica se encontra presente no arcabouço teórico dos pensadores decoloniais, sobretudo, na sua crítica ao eurocentrismo e ao neoliberalismo.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor da UFS, lotado no Departamento de Educação; professor do Programa de Pós Graduação em Educação, do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da Rede Nordeste de Ensino (Renoen); mestre e doutor em Geografia pela UFS; graduado em licenciaturas em Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol; integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (Educon) – CNPQ/UFS; é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic) – CNPq/UFS e pertence à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). E-mail: geopedagogia@yahoo.com.br

Percy Daniel Arce Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); mestre em Filosofia pela UFS;
graduado em Serviço Social pela Universidade Tiradentes; membro do grupo de Pesquisa e Processos
Identitários e Poder (Geppip). E-mail: darcesantos@gmail.com

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

VASCONCELOS, Carlos Alberto de; SANTOS, Percy Daniel Arce. INFLUXO DA ESCOLA DE FRANKFURT NO PENSAMENTO DECOLONIAL: BREVE ANÁLISE SOBRE A TEORIA CRÍTICA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 6–25, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3686. Acesso em: 27 abr. 2024.