A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO E ADAPTAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Adaptação, Biblioteca Universitária, Pandemia

Resumo

As bibliotecas universitárias, como se sabe, são espaços de suma importância para a constituição dos acadêmicos, pois é nesses espaços que eles têm a oportunidade de ter contato com obras importantes para a sua formação. Nesse contexto, esse trabalho pretende investigar a atuação e as formas de adaptação da Biblioteca Universitária Anísio Teixeira, da Faculdade do Nordeste da Bahia, durante a pandemia do Covid-19. A metodologia adotada foi a pesquisa online, por meio da aplicação de questionário via google forms ao bibliotecário da referida instituição, analisado a partir do próprio aporte teórico da pesquisa Os resultados apontaram que a biblioteca empreendeu esforços para superar as barreiras físicas, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como meio para o acesso aos materiais disponíveis no acervo, algo que, para os estudantes, provavelmente fez muita diferença.

Biografia do Autor

José Batista de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor das Redes Estadual e Municipal de Ensino do município de Coronel João Sá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC).

Tainah dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS).  Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas Paidéia/FANEB e Educação e Culturas Digitais( ECult/UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

13-03-2024

Como Citar

SOUZA, José Batista de; CARVALHO, Tainah dos Santos. A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO: UM OLHAR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO E ADAPTAÇÃO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], p. 63–76, 2024. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3683. Acesso em: 27 abr. 2024.